Com 7,6 mil casos de dengue, Prudente tem ações de combate neste fim de semana

Bairros da cidade recebem agentes comunitários de saúde nesta sexta e sábado para orientações sobre enfrentamento e recolhimento de materiais inservíveis

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/03/2025
Horário 16:24
Foto: Prefeitura de Prudente
VEM pede que população receba agentes de saúde, que estão devidamente uniformizados
VEM pede que população receba agentes de saúde, que estão devidamente uniformizados

Com mais de 7 mil casos confirmados de dengue, Presidente Prudente vive uma situação crítica que requer o engajamento de toda a população no combate ao mosquito Aedes aegypti. Por esta razão, a Prefeitura de Presidente Prudente anunciou novas ações de controle que se estenderão até o fim de semana, mobilizando equipes em diversas regiões da cidade.

Um mutirão tem sequência nesta sexta-feira, das 7h30 às 13h30, nos bairros Primavera, Castelo Branco, Jabaquara e Alexandrina. A ação contará com 23 agentes comunitários de saúde, que irão de porta em porta orientar os moradores e eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Segundo a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), é fundamental que a população receba os profissionais, que estarão devidamente uniformizados e identificados com crachá. “As orientações que nossos agentes passam são essenciais e devem ser seguidas à risca”, reforça a supervisora do órgão, Elaine Bertacco.

Neste sábado, uma nova operação será realizada entre 8h30 e 13h30 nos bairros Cobral, Panorâmico, Terceiro Milênio, Minerva, Condomínio Bela Vista, Leonor, Santo Expedito e Residencial São Paulo. Os agentes farão a coleta de materiais inservíveis e continuarão a orientar os moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito.

A mobilização contra a dengue deve envolver todos os cidadãos, alerta Elaine Bertacco. "A dengue é uma doença que exige nossa preocupação, mas, sobretudo, nossa ação no combate. O apelo reflete a urgência do momento, agravado pelo descaso de alguns moradores que ainda negligenciam os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito", afirma.

Cenário epidemiológico

De acordo com boletim divulgado nesta quinta-feira pela Vigilância Epidemiológica, Presidente Prudente contabiliza 7.621 casos confirmados de dengue, 13.998 notificações e seis óbitos.

Como ajudar?

Todos podem colaborar para evitar novos focos do mosquito. Conheça algumas medidas simples que fazem a diferença:

  • Guardar garrafas sempre com a boca para baixo;
  • Limpar calhas e ralos regularmente;
  • Manter caixas d'água bem tampadas;
  • Não deixar acúmulo de água nos pratinhos de plantas;
  • Lavar frequentemente as vasilhas de água dos animais;
  • Retirar do quintal objetos quebrados, como baldes e bacias;
  • Não deixar a céu aberto qualquer item que possa acumular água;
  • Descartar corretamente móveis e eletrodomésticos inutilizados. Até o recolhimento, mantenha esses itens em locais cobertos.
Publicidade

Veja também