Estacionada em Presidente Prudente desde a última terça-feira, a unidade móvel da Carreta Mulheres de Peito, programa do governo do Estado de São Paulo, já garantiu a realização de 244 exames de mamografia, conforme dados atualizados até o fim do expediente de sábado.
A carreta está alocada no estacionamento do HE (Hospital de Esperança), onde permanecerá até 13 de julho. São distribuídas 55 senhas por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, 25 senhas, das 8h às 12h.
As mulheres entre 50 e 69 anos são o público-alvo da campanha, portanto, poderão realizar o exame apresentando apenas o RG e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Conforme o Ministério da Saúde, nesta idade é indicada a mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos. O exame de rotina deve ser feito periodicamente em mulheres sem queixa específica, com o objetivo de detectar precocemente alguma alteração que possa indicar a possibilidade de alguma doença.
Para mulheres de 35 a 49 anos e mulheres com mais de 70, é necessário apresentar o pedido médico do SUS, cartão do SUS e RG.