A região de Presidente Prudente tem 613 vagas de empregos disponíveis no setor supermercadista. O dado é da Apas (Associação Paulista de Supermercados), que lançou o Mapa do Emprego, por região, por empresa e por cargo, o qual ainda será divulgado a todo o Estado, conforme o presidente da entidade, Erlon Ortega. Um estudo mais completo, de onde estão essas vagas no oeste paulista, em termos de estabelecimentos, também é realizado. O último levantamento consolidado pela Apas, de 2023, aponta que o setor emprega na região mais de 12 mil pessoas.
Sobre as dificuldades de contratação e como a entidade está trabalhando para saná-las, o presidente da Apas explica que o Mapa do Emprego será enviado às prefeituras e ao governo estadual para que as pessoas que hoje estão amparadas por programa social também possam ter o seu emprego formal. “Hoje, o setor supermercadista está contratando. Temos mais de 35 mil vagas abertas no Estado. Temos o objetivo de conectar as pessoas que estão se formando, acabando o ensino médio, cursos técnicos ou até mesmo o ensino superior a entrar no mercado de trabalho”, detalha.
O setor ainda tem se preocupado em atender as preferências da nova geração, no que diz respeito ao primeiro emprego. “É muito importante também a questão da flexibilização. Hoje, o jovem não quer o velho formato de trabalho. Ele quer mais liberdade, quer trabalhar pela manhã ou pela tarde, quer 30 dias de férias ou quer menos. Então, nós temos hoje que criar um modelo novo para que esse jovem possa também dar entrada no mercado de trabalho”, esclarece Erlon.
O presidente da Apas comenta que trabalhar no setor supermercadista é, sem dúvida, oportunidade de aprendizados nos mais variados setores. “Um supermercado tem, por exemplo, indústria dentro dele, que é a padaria. Tem setor de transformação, com os frios, o açougue. Tem setor vivo, que é de hortifruti, de flores. E tem muita tecnologia, e, principalmente, a possibilidade de contato com muitas pessoas, aprendendo diariamente”, promove Erlon. “O supermercado está de portas abertas, o setor está crescendo e nós estamos contratando. Venha trabalhar conosco”, convida.
Em 2023, os supermercados da região de Presidente Prudente empregaram um total de 12.614 pessoas e faturaram R$ 6 bilhões. Com 500 lojas, o setor foi responsável por 2% do faturamento total do Estado de São Paulo e por 1,9% do total de empregados. Em relação ao porte, no ano retrasado, 50,2% dos estabelecimentos do oeste paulista eram do tipo “pequeno”, sendo que, no que diz respeito ao tipo de empresa, 284, ou seja, 58,6% do total eram “pequenos mercados”.