Colunas do Saber será retomado em Prudente

Novo projeto será voltado à troca de livros, não mais empréstimos, e deve ser inaugurado em maio

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 22/04/2024
Horário 21:54
Foto: Rodolfo Viana
Idealizador do projeto, Edson Kuramoto, apresentou o novo formato do projeto, na sexta
Idealizador do projeto, Edson Kuramoto, apresentou o novo formato do projeto, na sexta

Na sexta-feira, o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, acompanhado da secretária municipal de Desenvolvimento (Sedepp), Ana Paula Setti, recebeu Edison Iwao Kuramoto, que anunciou a retomada do projeto Colunas do Saber. A iniciativa se dará por meio da Organização Saúde Global, que recebeu permissão de uso para utilizar o Quiosque “N”, no Parque do Povo, localizado nas proximidades da Avenida da Saudade.

De acordo com Edson Kuramoto, idealizador da ação, o Colunas do Saber surgiu em 2009 e precisou ser pausado durante a pandemia, quando chegou a ter 25 pontos de leitura na cidade. No projeto original, displays com livros de diversos autores e gêneros eram emprestados para os leitores, que podiam permanecer com a obra por até 30 dias.

“Já o novo projeto será voltado à troca de livros, não mais empréstimos. O leitor poderá trocar um exemplar que já leu por uma obra nova, uma forma de estimar a leitura. No mesmo local, nosso objetivo é que o espaço sirva como disseminador de cultura, onde outras atividades possam ser realizadas, como saraus, contação de histórias, entre outras”, explica Kuramoto.

Ainda conforme o idealizador do projeto, há um acervo de aproximadamente 1.500 exemplares para iniciar o Colunas do Saber neste novo formato, mas este número ainda é insuficiente. “Nós contamos com a colaboração de pessoas que possam doar algumas obras para enriquecer nosso projeto”.

O quiosque está sendo estruturado para receber o projeto e a previsão é de que seja inaugurado em maio.

“Agradecemos ao prefeito Ed Thomas pela colaboração e sensibilidade com o projeto. Nosso objetivo é colaborar com a cultura local, oferecendo à população momentos agradáveis e de conhecimento”.

O prefeito parabenizou à equipe pela iniciativa, que vai dar vida a um local que está em desuso. “Ações como esta são nobres e devem ser apoiadas”, declarou.
 

Publicidade

Veja também