Com o tema "A volta ao círculo - retratos da vida de Kandinsky", o Colégio JP de Presidente Prudente realiza hoje, para os pais e alunos da instituição, a 12ª Mostra de Artes, em duas sessões, às 19h e às 20h, no Teatro César Cava. A entrada custa R$ 7. Segundo a coordenadora pedagógica infantil, Sandra Semedo, responsável por toda a organização do evento, todos os anos um artista diferente é trabalhado e, neste, o escolhido foi o pintor russo Wassily Kandinsky.
Evento começou com a finalidade de implantar a arte de forma acentuada na intituição
Ela explica que no palco, o grupo de teatro do colégio, composto por duas ex-alunas, Ana Beatriz Vespasiano e Mariana Semedo Bibanco, ambas já se formando em Engenharia Civil e Medicina, respectivamente, além dos estudantes Júnior Nenão e Natália Corazza, com a participação especial do maestro Gabriel Cervellini, retratarão toda a vida do pintor.
Após essa apresentação, as crianças de 1 ano e meio a 6 anos também mostram aspectos relevantes de sua trajetória. O mini maternal, por exemplo, mostra as cores; o maternal, as figuras geométricas; jardim I, os pontos, linhas retas, curvas e planos, entre outras; jardim II-A, pinturas de Monet que, segundo a coordenadora, foram grandes inspirações para o artista; jardim II-B expõe o instrumento balalaica ligado ao folclore russo; jardim III-A traz os contos de fadas dos irmãos Green, pois a tia de Kandinsky contava muito essa histórias para o sobrinho; jardim II-B aborda o espiritual na arte do pintor; o 1º ano A vem com o salvismo, que explica as cores fortes em sua vida; e 1º ano B encerra as apresentações com a última pintura do artista, que é exatamente a que dá nome à mostra: "A volta ao círculo".
Semedo expõe que alunos do 5º ano também terão sua participação, onde mostrarão as reproduções das telas do pintor. "Pela primeira vez também teremos os alunos do 8º ano que interdisciplinaram com a matemática e a arte", destaca.
A mostra
De acordo com Semedo, este evento começou com a finalidade de implantar a arte de forma acentuada no colégio. "Percebemos a necessidade da arte e assim que a direção me contratou como coordenadora pedagógica infantil entrei com tudo nesse projeto. Gosto muito, faço todo o roteiro, cenário figurino... Me dôo mesmo, porque é muito saudável estudar, entender e viver a arte", pontua.
O pintor
De acordo com Semedo, Wassily Wassilyevich Kandinsky nasceu em Moscou, na Rússia, em 1866. Ele foi um importante pintor, teórico, músico e professor, considerado o primeiro pintor do abstratismo.Ele percorreu toda a Europa e na França, por volta de seus 30 e poucos anos, inicia seus estudos artísticos, tendo como influências naquele momento os franceses Gaugin, Nabis e Seurat.
Pego pelo impressionismo de Monet e o romantismo de Wagner, fez a apologia da força da cor, em que cada tela é "o teatro da cor". Espiritualista, procurava o próprio conteúdo da arte, da sua essência, da sua alma. Seu livro, intitulado "Ponto e Linha sobre Plano", mostra bem a percepção que este artista adquiriu sobre a arte. Ele faleceu em 1944, aos 78 anos.