Colégio Cristo Rei comemora 80 anos de atividades com ampla programação

Missa em ação de graças, café festivo e vários eventos esportivos, envolvendo professores e alunos, marcarão a data em PP

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 21/02/2017
Horário 05:46
 

O Colégio Cristo Rei de Presidente Prudente, fundado em 22 de fevereiro de 1937, pelas Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, chega nesta quarta-feira aos seus 80 anos de atividades. Uma entidade filantrópica, de caráter religioso, educativo, cultural e de assistência social, que tem por fim o ensino e o amparo à infância e juventude, visando à formação integral dos educandos, merece os cumprimentos de toda a cidade. Assim como na primeira missa em ação de graças realizada no domingo, amanhã, às 7h30, será celebrada outra na igreja do colégio, pelo bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos.

Depois da celebração, os alunos se confraternizarão em um café festivo e durante o dia participarão de várias atividades esportivas envolvendo também os professores, reinaugurando a nova pintura do piso da quadra de esportes do colégio e os novos vestiários.

Jornal O Imparcial Nova pintura do piso da quadra de esportes será inaugurada

"É imensa a alegria de estar respondendo por uma escola como esta. Por uma série de fatores. Primeiro por exercemos uma prática pedagógica com uma base calcada na religiosidade e com os olhos voltados ao mundo moderno, preparando nossos jovens para as faculdades, a disputa de trabalho... Estes são aspectos que temos tido ao longo dos anos e que queremos projetar", expõe o diretor pedagógico do colégio, Odir Damasceno, 53 anos.

Segundo Odir, o Colégio Cristo Rei possui os princípios básicos de sua filosofia educacional pautados no espírito de família. Ou seja, a missão é a interação, envolvimento e participação da familia em reuniões, encontros, debates, palestras, missas, etc; no espírito missionário, que se dá pelo fato da congregação à frente do colégio ser missionária educativa social. Pois, existem outras congregações beneditinas que não possuerm essa missão, sendo apenas orantes. "Nosso trabalho aqui é de uma sementinha, diante do todo que está espalhado nos cinco continentes", salienta o diretor. E o espírito de cultura, que é, conforme Odir, o que caracteriza as escolas de modo geral, ensinar os dados da ciência, da matemática, etc.

 
Comemorações

De acordo com Odir, a programação de comemoração dos 80 anos do colégio começou em agosto do ano passado, com um ciclo de palestras para pais, professores e comunidade em geral, que segue neste ano. Como neste mês, com a palestra "Gestão estratégica e empreenderora na educação", com Renato Casagrande, palestrante de Curitiba (PR).

Em agosto, o tema da atividadde será "Alguns aspectos pedagógicos segundo a regra de São Bento", ministrada por dom Anselmo Chagas de Paiva, do Rio de janeiro (RJ) e, em setembro, "Trabalhando a humanização nas escolas, também com Renato Casagrande.

 

Intercâmbio

Como parte das festividades do aniversário do colégio, está previsto um intercâmbio de alunos do ensino médio do Colégio Cristo Rei com estudantes de uma escola beneditina de Buenos Aires (Argentina), no período de 6 a 11 de setembro deste ano.

"Esse intercâmbio promoverá a troca de experiências entre os alunos das escolas benditinas, a cultura e o cotidiano dos nossos jovens brasileiros  e argentinos", menciona Odir.

 

 

HISTÓRICO

Em 1903, chegaram ao Brasil as primeiras Irmãs Beneditinas, vindas da Alemanha. Desembarcaram no porto de Recife (PE) e iniciaram uma obra missionária na cidade pernambucana de Olinda. Em 1905, algumas dessas irmãs seguiram para o sul  do Brasil e, no ano de 1906, fundaram em Sorocaba (SP). o Colégio Santa Escolástica, hoje Instituto de Educação Santa Escolástica. Este se tornou o polo para outras novas fundações, entre os quais estão os colégios de Itapetininga (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Presidente Prudente.

As primeiras Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing chegaram a Prudente em 22 de fevereiro de 1937, com intuito de divulgar os princípios de São Bento e com a tarefa de implantar uma escola de caráter religioso. No mesmo ano, mais precisamente no dia 5 de abril, o Colégio Cristo Rei foi inaugurado e nesse mesmo dia, iniciaram-se as aulas com as primeiras alunas. O colégio começou a funcionar em regime de internato e externato e a frequência era exclusivamente feminina. Posteriormente, admitiram-se meninos nas séries iniciais.

A Congregação Beneditina tem por objetivo transmitir o cristianismo através de seu fundador São Bento. Assim, pedagogia beneditina caracteriza-se pelo espírito de família, de cultura e de trabalho. Sua educação prepara o educando para uma responsabilidade que deve ter para com o mundo, enquanto homem cristão e cívico.

Para a filosofia de São Bento, o educador jamais deve perder de vista os objetivos autênticos, conservando sempre os valores em sua missão de educação cristã, onde tudo seja organizado e orientado, objetivando o desejo supremo que é formar cristãos. Dessa forma, as Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, ao fundarem o Colégio Cristo Rei, sempre tiveram como objetivo ministrar a educação, baseada na pedagogia moderna e dentro das normas da moral cristã.

A Comunidade Cristo Rei oferece serviços voltados à ação educacional através do Colégio Cristo Rei, e serviços beneficentes de natureza social: Casa da Criança e Centro Social São José, Escola de Oblação Beneditina, Círculo Católico Estrela da Manhã e orientação a grupos de idosos.

 
Publicidade

Veja também