A fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, iniciou ontem o Curso Básico de Atendimento em presidente Prudente, que tem o intuito de capacitar técnicos e colaboradores municipais do Procon para o atendimento ao consumidor. O curso vai até quinta-feira (6) e possui o total e 22 inscritos de diversas cidades da região de Prudente e também Bauru, sendo que na região administrativa de Presidente Prudente e Franca a Fundação tem convênio com 28 Procons.
A coordenadora regional do Procon, Priscila Nishimoto Landin, ministrou o curso na segunda, em falou a respeito da legislação, que envolve o código defesa consumidor, os procedimentos que devem ser tomados quando ocorre uma reclamação e o encaminhamento correto para o atendimento. “Com esse curso, as pessoas que entraram há pouco tempo vão poder entender o que é o consumidor, fornecedor e quando a relação de consumo é formada. Já os que trabalham há mais tempo, o curso é levado como uma reciclagem”, declarou a respeito da importância do acontecimento desses cursos.
Para Rosemeiry Françoso, coordenadora do Procon de Junqueirópolis há cinco anos, o curso serve para renovar os conhecimentos obtidos durante os anos de trabalho, já que houve diversas mudanças na lei. “O curso é produtivo, porque além da gente ficar sempre mais atualizado, ficamos em contato, constantemente, com o consumidor e podemos estar passando para ele o que estamos aprendendo”, afirmou.
Para finalizar o curso, na quinta-feira, os inscritos passarão por uma prova, que visará verificar e atestar todos os conhecimentos obtidos durante a semana. Aproveitando a ocasião, ainda haverá uma reunião regional com os dirigentes dos Procons municipais de Prudente e Araçatuba, para averiguar os problemas com mais incidentes em cada unidade e assim, trabalhar de forma coletiva em uma solução, além de atualizar as rotinas administrativas.