A Polícia Militar Ambiental apreendeu ontem uma cobra de origem americana, que havia sido encontrada dentro de um ônibus de linha interestadual, em Presidente Prudente. O espécime é comumente reproduzido para o comércio de pets nos EUA (Estados Unidos da América).
Conforme a 3ª Companhia de Policiamento Ambiental, a equipe recebeu solicitação do funcionário de uma empresa de transportes de Presidente Prudente, informando que ao fazer a limpeza do ônibus encontrou um filhote de cobra.
Os militares foram ao local e constataram que se tratava de uma “Cobra-do-Milho” (Pantherophis guttatus). De acordo com a polícia, ela tem um temperamento dócil e é comumente reproduzida para venda nos Estados Unidos.
“Possuem dezenas de variações de cores, resultado principalmente da seleção artificial - reprodução em cativeiro”, afirma a Polícia Ambiental. Ainda conforme a corporação, elas não são peçonhentas, e um adulto pode medir aproximadamente 1,5 m (metro).
“Ela mata suas presas por constrição e se alimentam de pequenos mamíferos, sendo que sua expectativa de vida é de até 14 anos”. A cobra foi encaminhada para o Hospital Veterinário da Cidade da Criança.
A polícia salienta que se uma pessoa for surpreendida transportando um mantendo em cativeiro uma cobra dessa espécie, sem nota fiscal, incorrerá em crime ambiental por introduzir espécie no território do Estado de São Paulo sem licença expedida pela autoridade competente.
A multa é de R$ 2 mil, mais R$ 200 de acréscimo por unidade, conforme prevê o artigo 26 da Resolução SIMA nº 05/2021.