Cinco horas de música, literatura, artes cênicas, visuais e plásticas... manifestações populares em um evento gratuito, onde de forma livre novas tendências da arte, novos valores artísticos e novas ideias envolvendo difusão com a formação de público são discutidas e apresentadas à sociedade. Assim é a Faapp (Festa Anual da Arte e Artistas de Presidente Prudente), - Clube do Meio Artístico -, que será realizada neste domingo, das 16h às 21h, no Centro Cultural Matarazzo. Três mil pessoas, alternadamente (contando os transeuntes), devem passar pelo local.
Com idealização e direção de Jotacê Cardoso e organização de Nelma Mélo, a festa que chega a sua 41ª edição conta com a parceria do governo municipal, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura).
De acordo com o produtor cultural, a Festa Anual da Arte que começou em 1977 é um encontro anual de cultura que além de ser divertido é instrutivo e deixa de lado o academismo exaustivo indo direto na linguagem da arte sempre conduzida por artistas em contato direto com o público.
“Essa ‘festa’ continua com uma unificação e forma própria. Todas as artes e artistas possíveis se unem em um grandioso espetáculo. O Clube do Meio Artístico se destaca como um teatro musical, circense, literário, fotográfico repleto de exposições de artes plásticas, literárias dos artistas da cidade e região oeste do Estado de São Paulo”, expõe Jotacê.
Ele acentua que o evento tem o propósito de pelo menos uma vez ao ano manter uma tradição cultural regional, unir apreciadores e artistas através da mostra dos mais diversos segmentos e propostas culturais artísticas. Dessa forma, manter a integração dos vários artistas que são considerados pela sociedade como fundamentais e que fazem parte assídua da estrutura cultural da cidade e região, reconhecendo que é necessária essa troca de ideias entre eles para melhor desenvolvimento das técnicas e análise das tendências, e abrir espaço aos novos artistas.
Jotacê acentua que a Faapp busca sensibilizar quanto à importância da arte popular brasileira e a utilização da mesma na formação de um ser humano pleno, integrado com seu mundo e consigo mesmo. Ampliar o universo cultural da população e interligar arte, cultura, turismo com educação e movimentos sociais visando à valorização da pessoa.
“A cada nova edição, vamos descobrindo e mostrando ao público novos artistas, novas tendências artísticas. A festa está se tornando uma tradição popular. Já é considerada data do calendário cultural e turístico da cidade. Nossos mais sinceros agradecimentos a todos os artistas, técnicos, parceiros, participantes e público em geral”, antecipa os agradecimentos, o idealizador da FAAPP.
Colaboradores artistas
Segundo Jotacê no evento o público poderá se entreter em meio a exposições de fotografia de diversos profissionais coordenados por Ed Wesley e também do foto clube Massuo Aoki coordenados por Gilson Lorenti artes plásticas de diversas tendências como óleo sobre tela, escultura em madeira, em argila e as técnicas contemporâneas usando vários elementos.
A música com diversos estilos e ritmos dá o tom de alegria! O teatro com diversas linguagens, circo, dança contemporânea, de salão, poesia, literatura de cordel, artesanato coordenado por Ively Retalli e Nelma Mélo.
As atividades estarão distribuídas em todas as dependências do Matarazzo, e a parte de apresentação musical em sua maioria será no Restaurante Torre (duplas e solos), os corais e a orquestra de violas se apresentarão na Área de convivência, Galeria Takeo Sawada e no hall de entrada do Teatro Paulo Roberto Lisboa.
“Queremos informar conceitos básicos do uso da linguagem artística, técnicas de expressão, interpretação e criação que possam ser utilizadas em todas as áreas da arte e seus segmentos. E nada melhor que apresentar a força cultural da região reunindo os artistas para trocarem ideias. Isso leva a evolução da arte e do artista e inclui na programação anual desse maravilhoso evento, os novos artistas, aqueles que estão iniciando. Assim seguimos mantendo uma tradição cultural, formando público e lutando pelas tradições diversas da região e sua preservação. Venham participar conosco”, convida Jotacê Cardoso.
FICHA TÉCNICA
Direção geral: Jotacê Cardoso
Organização: Nelma Mélo
Produção: Clube do Meio Artístico
Direção de Palco: Elly Guimarães
Página do evento no facebook:
https://www.facebook.com/festaanualdaarteeartistas/
Revista eletrônica – ISSUU – com a maioria das atrações:
https://issuu.com/jotacecardoso/docs/faapp-revista_eletr_nica-29-04-2018
ARTISTAS CONFIRMADOS FAAPP 2018
(sujeito a alterações)
Adriano (Da banda Som do Oeste)
Alan Guedes - (Mirante do Paranapanema-SP)
Alison Marvin
Antonio Claudio Bongiovani Filho
APE (Associação Prudentina de Escritores)
Ataíde Nascimento (homenageado)
Banda Shock
Bernardes S. Márcio - (Pirapozinho-SP)
Bia Marks
Camila Mancine (Assessora de imprensa)
Carlos Freixo
Carelos Cristiano Barbosa
Célia Ishikawa
Cido Oliveira
Claudia Mungo
Claudia Koga
Cristina Kazumi
Coral dos Servidores Municipais de Presidente Prudente
CriDenci - Grupo de dança de Mirante do Paranapanema – SP
Da Silva
Elly Guimarães - cantora e diretora de palco
Eder Quirino
Exposição de carros antigos (No estacionamento)
Felipe Andrade Farah
Francisco F. Cardoso
Gabriela Cano
Gilson Lorenti
Grupo de capoeira Angoleiros do Sertão
Grupo de dança de rua - Ruas de fogo
Grupo Samba & Suor
Grupo Kanjabrina
Grupo de teatro Kukunká - (Mirante do Paranapanema - SP)
Ively Retally
Indio Tinta
João Brito e Jhonatan Oliveira
Jhonatan Freire - (Teodoro Sampaio - SP)
Jhey Ribeiro
Julio Vidotto
Kazuo Reis
Katyuche Coladello
Luis Thiago
Mauro José Gomes
Marcos Chiquinato - (Taciba - SP)
Mara Soares
Moacir Batista - Pintor - (Santo Anastácio/SP)
Moacyr Magalhães
Murillo Altafine
Nilson Junior
Nascimento & Carrara
Orquestra Municipal de Viola caipira
Paulo Marques
Renata Zacharias
Renato de Jesus - (Cordel caipira)
Rico Escultor
Rogério Mendes
Silvia Faizah - (Santo Anastácio-SP) dança do ventre
Silvana Freitas - Dança com alunos do "Corpo em movimento"
Sueli Cuba
Tania Martins
Talita Zito - (Pirapozinho/SP)
Tainá Santana e Silvia Faizah - Dança do ventre - (Santo Aanastácio - SP)
Thalita Agostini
Tio Chimu - Jogos e brincadeiras infantis
Unoeste -50 alunos do curso de artes visuais coordenados pelo Prof. Hélio Gomes
Vidativa - Grupo de dança de Mirante do Paranapanema (SP)
Wisley Moura - (Taciba-SP)
Zeca Agostini (Santo Anastácio/SP)
VARAL FOTOGRÁFICO
(Ed Wesley)
Grupo "Diga Xis"
Alex Oliveira
Camile Matsuno
Duda Medina
Ed Wesley
Fábio Tanaka
Flávia Pelloso
José Robero Pireni - (Teodoro Sampaio-SP)
Luciene Zanette
Márcia Tanaka
Marcelo Andrade
Paschoal Garcia
Raíssa Zirondi