Clássico ou despojado, coques estão com tudo

Penteado tem conquistado a cabeça das mulheres de todas as idades; fáceis de fazer e charmosos, são propícios para o verão

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 19/02/2015
Horário 08:03
 

Os coques estão em alta! Despojado, misturado com trança ou bem preso, dando o toque clássico é um penteado que tem conquistado a cabeça de mulheres de todas as faixas etárias, deixando-as mais elegantes em qualquer ocasião. É o que afirmam os cabeleireiros Marli Panício, de Presidente Prudente e Cid Santana, de Santo Anastácio.

Os dois revelam que os coques evidenciam charme, delicadeza e são totalmente funcionais, uma vez que, além de serem penteados fáceis de fazer, são propícios para o verão, pois mantém os cabelos presos deixando a nuca exposta para sentir um frescor maior.

"Sem dúvida o calor intenso colabora para que as mulheres prefiram suas madeixas mais presas. Sem contar que é um recurso muito prático e elas mesmas podem fazê-lo a qualquer hora e lugar", expõe Panício.

"Eles estão por todos os lugares em vários estilos: mais altos, baixos, do lado, milimetricamente presos ou com fios parcialmente soltos, rosquinhas e principalmente os retrôs. Há quem diga que é penteado de velha, mas a maioria que o exibe, imponentes, são as jovens", ressalta Santana.

Uma coisa bacana que os especialistas destacam é que vale o improviso. E todos os cabelos, sejam crespos, lisos ou ondulados, prestos, castanhos ou louros, ficam ótimos com este penteado.

 

Acessórios

Existe no mercado uma esponjinha em formato de donut, que tem sido sensação entre as adeptas dos famosos coques, isso porque permitem que estes fiquem perfeitos. "Há mulheres que não valorizam seus cabelos no ambiente de trabalho, mas devem saber que um penteado bem feito é visto com bons olhos por todos em qualquer ocasião. O donut é prático e torna-se um aliado que pode ser levado na bolsa para ocasiões emergenciais", coloca Panício.

Ambos os experts em beleza feminina ainda ressaltam que com algumas exceções, vale apostar em certos enfeites. Flores pequenas e discretas, lenços, apliques, tiras de couro, hashi (os tradicionais palitos) e grampos dão um toque a mais. "Lápis e piranha, por mais bonita e delicada que possa ser, estão ultrapassadas", orienta Santana. (Aprenda abaixo como fazer um coque despojado e com donuts)

 

saiba mais

HISTÓRIA


Conforme texto da FolhaPress, clássico, o penteado nasceu na Antiguidade e nunca mais saiu de moda. Juliano Culkin, "hair stylist" de Campinas, diz que na Grécia antiga, em que o cuidado com a aparência era evidente, as mulheres usavam o coque para indicar status. Eles eram desconstruídos e feitos com os cabelos encaracolados. Já na Europa medieval, as rainhas usavam coques altos, bem presos e volumosos, simbolizando hierarquia, seriedade e poder. As atrizes Brigitte Bardot e Audrey Hepburn transformaram o coque, nos anos 60, em sucesso novamente, dando a ele estilo e afastando o conceito de "penteado de vovó".
Publicidade

Veja também