A busca por manter um sorriso harmônico, mais branco e iluminado tem aumentado cada vez mais nos consultórios. Isso porque o sorriso “perfeito” melhora a autoestima. Para conseguir o sorriso desejado, um dos aliados é o clareamento dentário ou branqueamento. Segundo a implantodontista (dentista especializada na implantologia, área da odontologia que se dedica à colocação de implantes dentários), Renata Marin Martins, de Presidente Prudente, o clareamento dentário ou branqueamento, é um procedimento realizado para pessoas que desejam dentes mais brancos, e pode ser indicado depois de uma avaliação profissional.
Segundo a especialista, não se trata apenas de um procedimento estético: o clareamento dentário requer acompanhamento de um dentista, pois somente o profissional terá condições de indicar o melhor tipo a ser feito para cada paciente. “O clareamento pode ser feito no consultório, com sessões que duram de 30 a 40 minutos, com um intervalo de uma semana entre as sessões. Também pode ser feito em casa, desde que tenha a supervisão de um dentista, onde o paciente usa moldeiras com gel clareador por algumas horas, sempre com a supervisão de um profissional”, ressalta a dentista.
Renata explica que o resultado obtido com o tratamento é diferente de pessoa para pessoa. “Em alguns casos, conseguimos um ótimo resultado em poucas semanas, já em outros casos dependemos de um pouco mais de tempo. Uma outra questão que deve ser destacada é sobre a sensibilidade, que também é individual. Alguns pacientes não sentem nada, já outros apresentam maior sensibilidade, então usamos dessensibilizantes, por exemplo, para amenizar”.
De acordo com a dentista, a procura pelo tratamento vem aumentando em seu consultório. “Tenho quase 30 anos de profissão, e ultimamente a procura por clareamento dentário vem aumentando consideravelmente, principalmente entre os adolescentes, quando fazem a retirada do aparelho ortodôntico”.
O clareamento dos dentes é uma das formas mais populares de melhorar o sorriso. Mas, muitas pessoas optam por fazer o clareamento em casa, utilizando kits disponíveis no mercado ou receitas caseiras encontradas na internet.
Renata alerta que realizar o clareamento dos dentes sem o acompanhamento de um dentista pode ser perigoso e levar a sérios problemas de saúde bucal. “Esses tratamentos vendidos na internet ou em outros lugares que não em um consultório odontológico, podem trazer problemas a essa pessoa, desde uma queimadura gengival até uma necrose pulpar [processo inflamatório na região interna do dente que leva à falência dos nervos e dos vasos sanguíneos da polpa dentária], em casos mais graves”.
A dentista explica ainda, que todos os alimentos muito “coloridos” ou com corantes contribuem para o amarelamento dos dentes, como café, refrigerante escuro, cenoura, beterraba. “No meu protocolo de clareamento, eu não faço a restrição de nenhum desses alimentos durante a fase do tratamento”.
Foto: Cedida
Renata Marin Martins explica que clareamento dentário requer acompanhamento de um dentista