Osvaldo Cruz é uma das cidades que receberá este ano o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) e que visa democratizar o acesso à cultura, levando diversas atividades artísticas para as praças de municípios que não possuem unidades operacionais da instituição.
Na cidade, atendida pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente, as atividades ocorrem no dia 9 de maio, sábado, a partir das 17h, na Avenida Brasil (em frente à Igreja Matriz).
As atividades que passarão por Osvaldo Cruz também estão definidas: a música ficará por conta do Samba do Baú convida Tereza Gama. O projeto apresenta sambas de raiz com interpretações e histórias das músicas. O grupo coloca um baú em frente ao palco e o público pode depositar nele pequenos pedaços de papel com pedidos de músicas que desejam ouvir. Em alguns intervalos de tempo, o baú é aberto e os pedidos executados. Tereza Gama, vocalista da banda, possui trabalhos solos e um CD de samba intitulado "Aos mestres com carinho", que foi aclamado pela crítica e público.
"Otelo e a Noiva de Veneza", da Cia Lona de Retalhos, garante o teatro. O espetáculo apresenta uma dramaturgia a partir da obra shakespeariana. A história de Otelo é relatada por vendedores ambulantes, em meio a músicas narrativas, que busca trazer à tona questões que cercam a criação da identidade brasileira. Em uma narração bem humorada, assuntos como preconceito, ciúme e inveja são retratados.
O circo será "Roda Saia Gira Vida", com o Teatro de Anônimo. Com mágicos, malabaristas, mulher barbada, perna-de-pau, domador de leões e atirador de facas, o espetáculo brinca com o imaginário e o universo circense por meio de uma vivência intensa das técnicas, no intuito de trazer a simplicidade e a delicadeza como referências do circo.
O grupo Gestos Sonoros traz o "Bloco Sonoro" e conduz a dança. O movimento é improvisado a partir da música e da relação com o ambiente. Som e movimento inspiram, expiram e transpiram no espaço. Um bloco harmônico feito em atos e contatos.
Na arte e tecnologia, "Formas Corporais – Glitch", de Pedro Rocha e Ricardo Palmieri, fazem a atividade high-tech. Trata-se da instalação de uma máquina sensorial apta para dialogar com todos públicos. Nela, é possível configurar durante o percurso, experiências que exploram o potencial do erro como expressão estética e poética, no qual os participantes atuam como reagentes ativos que alimentam a instalação de variadas formas.
A literatura ficará por conta da Muda Práticas Culturais e Educativas com a "Ocupação Literária – Leve Livro". O projeto leva obras com a proposta de troca de histórias do lugar onde a ação está sendo feita. A atividade visa aproximar o livro das pessoas, ativando a memória e a reflexão sobre os espaços urbanos e, principalmente, formando leitores.
Circuito Sesc
Segundo Renata Salvador, gerente do Sesc Presidente Prudente, o circuito traz a possibilidade de quebrar o cotidiano e estimular os sentidos da população por meio da interação. "Uma programação diversa e provocativa que estimula ideias e formas de sentir e pensar. O Circuito Sesc de Artes democratiza a cultura e propõe a integração entre as mais diferentes manifestações artísticas e o público espectador. É uma oportunidade de articular arte, democracia e cidadania", explica.
Nesta edição, 106 cidades do interior de todo o Estado São Paulo serão percorridas em diferentes roteiros. Além da programação que é apresentada às sextas-feiras, sábados e domingos, o circuito também acontece na internet, pelo endereço http://circuito.sescsp.org.br/, que traz conteúdos exclusivos, publicados diariamente, apresentando a identidade de cada cidade por meio de histórias.