O Sesc definiu a programação para a edição do Circuito Sesc de Artes 2023 para a cidade de Lucélia. O evento, disponível para verificação no site do Sesc, será realizado na praça Padre Francisco Marh, no próximo dia 25. Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista e Prefeitura de Lucélia, o evento traz em sua caravana uma programação itinerante.
Reconhecimento
O município de Mariápolis teve a atuação em saúde pública reconhecida no mês de outubro, ainda comemora a conquista do Prêmio Luiza Matida. A iniciativa reconhece e incentiva os municípios do estado de São Paulo que adotam estratégias eficazes para prevenir a transmissão vertical do HIV e da sífilis. Conforme dados do Prêmio – que neste ano chegou à sua 5ª edição – são 84 municípios paulistas que atingiram indicadores selecionados para a redução ou eliminação da transmissão vertical do HIV, que receberam a premiação. A iniciativa é do Programa Estadual DST/Aids-SP. A premiação foi entregue durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita: " Reduzir a desigualdade contribui para eliminar a sífilis congênita”, realizada no dia 25 de outubro na cidade de São Paulo. A Semana Paulista tem como objetivo discutir os desafios no enfrentamento da sífilis congênita como um problema de saúde pública no estado de São Paulo, além de apresentar experiências exitosas desenvolvidas no território, visando à eliminação desse agravo.
Mesmo atrasado...
Em resposta ao requerimento com pedido de informação apresentado na Câmara Municipal de Pacaembu, a Prefeitura Municipal enviou esclarecimento com as despesas para a realização da 33ª Festa do Peão de Pacaembu ocorrida nos dias 10, 11 e 12 do mês de agosto. De acordo com o ofício enviado ao legislativo pacaembuense, a Prefeitura de Pacaembu informa que a comissão organizadora - que foi presidida pela ex-prefeita Mara Avamor, mãe do prefeito João Francisco - contratou uma empresa especializada para prestação de serviços de administração da 33ª Festa do Peão abrangendo as atividades de planejamento, contratação, pagamento e acompanhamento dos serviços pré evento.
Interlions
Todos os clubes de Lions localizados na região da Nova Alta Paulista, estarão reunidos no domingo na Chácara Três Meninas, em Junqueirópolis paraa realização do Interlions. Estarão presentes associados de Osvaldo Cruz a Tupi Paulista, que compreende a “Região E” do Distrito LC. Trata-se de um dia de confraternização com disputas esportivas, recreativas, e gincanas para mulheres e crianças. O evento é realizado anualmente na região e está aberto até mesmo para associados de outras regiões. Os clubes participarão de um dia completo inclusive com café da manhã e almoço. Estarão presentes no local, a ex-governadora Márcia Cristina Gonçalves do Lions Clube de Tupã e a vice-governadora Jacqueline Millen de Miranda do Lions Cube de Bauru Estoril. Por compromisso assumido de Lions Internacional, a governadora Luciana Yokoyama estará ausente, mas encaminhou uma mensagem, aos participantes, elogiando a iniciativa da Região E.
Área da sustentabilidade
A cidade de Adamantina recebeu dois prêmios no Prêmio Band Cidades Excelentes. O município foi contemplado na área da sustentabilidade e, ainda, o de índice de gestão municipal. A cidade ficou entre as três melhores, que tem entre 30 e 100 mil. Na área da sustentabilidade foi avaliado as práticas e políticas que envolvam eficiência energética, mobilidade sustentável, gestão de resíduos, a preservação de espaços verdes e educação ambiental. Além de Adamantina, foram premiadas as cidades de Boituva e Registro. De acordo com o site, o Prêmio Band Cidades Excelentes foi desenvolvido como forma de incentivar que os municípios brasileiros tenham sua realidade melhorada. A premiação é realizada pelo Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila.
Protesto por morte de árvore
O advogado Vladimir de Mattos, revoltado com o envenenamento de uma árvore localizada no Jardim América, próxima ao Fórum de Dracena, fixou um cartaz em protesto contra tal atitude do suposto autor dos fatos. “Plantei essa árvore há mais de 25 anos e agora estou sendo obrigado a ver ela morrendo envenenada por gente covarde. A natureza é vida e só quem tem muito ódio no coração ainda não entendeu isso”, desabafou Vladimir.
Filosofando em trovas
Quando uma mãe tem um filho
Nove meses a gerar,
Saiba que surgiu daí
A força do verbo amar.
(José Costa)