Circuito Cultural chega à região nesta sexta com "Arca da Mata”

Ao aportar em cada cidade, a arca leva o público a uma encantadora viagem pelas lendas brasileiras, emocionando espectadores de todas as idades.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 02/08/2013
Horário 13:23
 

O Circuito Cultural Duke Energy continua sua expedição pela Bacia do Paranapanema. Em agosto, as cidades do oeste paulista, Nantes, Florínea e Rancharia, serão contempladas com o projeto Lendas Brasileiras que, na edição de 2013, traz o espetáculo "Arca da Mata". Com patrocínio da Duke Energy e realização do grupo Teatro de Tábuas, a iniciativa tem como objetivos difundir a cultura e valorizar manifestações artísticas de diferentes naturezas, nos municípios próximos às usinas hidrelétricas sob concessão da companhia, ao longo do Rio Paranapanema.

Jornal O Imparcial Barco de 10 m de comprimento acomoda banda cênico-musical

O projeto Lendas Brasileiras foi concebido com a proposta de resgatar uma pequena fração das diversas lendas populares que se espalham pelo Brasil, e colocá-las ao alcance das comunidades visitadas. Projetado para ser apresentado ao ar livre, de forma a resgatar o espírito coletivo das festas folclóricas do País, o espetáculo é apresentado em uma grande estrutura – um barco de 10 metros de comprimento, que acomoda a banda cênico-musical.

Ao aportar em cada cidade, a arca leva o público a uma encantadora viagem pelas lendas brasileiras, emocionando espectadores de todas as idades. Ao todo, a equipe tem quase 20 integrantes para cuidar da grandiosidade do espetáculo, que é público e gratuito.

 

Programação itinerante

A comunidade de Nantes recebe o Circuito Cultural nesta sexta-feira. O barco aportará na praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Para a secretária municipal de Educação, Edna Aparecida Martins Parra, o evento é importante, pois resgata a cultura popular junto à comunidade. "Nantes já foi contemplada com o projeto da Duke Energy uma vez e a população aprovou a iniciativa. Receber teatro de qualidade, gratuitamente, é algo que engrandece a cidade", diz. Segundo ela, quase não há apresentações culturais no município, o que faz com que a população compareça em peso ao Circuito Cultural. "Nossa expectativa é grande".

No dia 8, o espetáculo segue para Florínea, onde a arca estará na Praça da Matriz. Rancharia, por sua vez, será contemplada com a iniciativa no dia 9, quando a praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida abrigará a estrutura do espetáculo. O diretor de Cultura da cidade, Marcos de Almeida Barbosa, considera a visita "muito importante, pois o município tem poucas opções culturais". Ele diz que a prefeitura está fazendo a divulgação nos distritos, escolas e até em cidades mais próximas. "A expectativa é muito boa", acrescenta.

A trupe do Teatro de Tábuas iniciará o espetáculo, em todas as cidades, às 20h. Caso chova, o encontro será adiado para 21h30. Se a chuva persistir, começará às 23h. Ao todo, entre agosto e setembro, mais de 30 municípios paulistas e paranaenses receberão o espetáculo "Arca da Mata".

 

Estradafora

Ao mesmo tempo, o Circuito Cultural Duke Energy prossegue com outro roteiro de visitação, o Circuito Estradafora, levando uma programação de teatro e cinema a outras localidades da Bacia do Paranapanema. As exibições públicas e gratuitas incluem a peça teatral infantil "Gotas de Areia", encenada pelos artistas do Teatro de Tábuas, e os filmes "O Lorax: Em busca da Trúfula Perdida", "Meu Malvado Favorito", "As Melhores Coisas do Mundo" e "As Aventuras de Tintim", além de curtas-metragens – tudo apresentado em uma carreta-teatro de 15 metros, com cobertura inflável e capacidade para 150 espectadores sentados.

Publicidade

Veja também