O Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) já convocou três dos classificados no Concurso Público 01/15 realizado no mês passado, sendo uma vaga de médico para ESF (Estratégia de Saúde da Família) e outras duas para médico da Vigilância em Saúde. Todavia, entre março e abril, outros 13 profissionais classificados pelo Concurso 01/14, realizado no segundo semestre do ano passado, foram convocados para ocupar vagas na saúde pública. Oito das vagas eram para médicos de ESF e as demais para médico de PSF (Programa Saúde da Família), regulador de transporte sanitário, nutricionista, auxiliar de serviços gerais e auxiliar de enfermagem.
Devido à falta de profissionais da saúde interessados em participar do concurso, o Ciop chegou a prorrogar o período de inscrições, e obteve maior adesão dos profissionais, visto que 3,8 mil inscritos participaram do concurso. Apenas o cargo de auxiliar de saúde bucal não obteve interessados, e o concurso foi realizado em duas datas: no dia 1º de março foi promovida a prova para os profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Ciop, UBS (Unidade Básica de Saúde), ESF e Vigilância em Saúde de municípios regionais. Já em 22 de março, ocorreram provas para a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) de Prudente.
A classificação dos que buscam uma vaga na UPA de Prudente já foi divulgada, mas, segundo a diretora-executiva do Ciop, Dirce Mariotto Afonso, a convocação só poderá ser realizada após a municipalidade informar o término da obra e solicitar os profissionais. "Deveremos chamá-los antes da inauguração, visando capacitar os funcionários da UPA", afirma.
Conforme a diretora, os profissionais convocados entre o mês passado e este mês foram direcionados para vagas em diversas cidades da região, como Euclides da Cunha Paulista, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio e Regente Feijó, por exemplo. Conforme Afonso, ainda deverão ser convocados mais profissionais classificados no curso realizado em 2014, visto que ele conta com uma vigência de dois anos para o chamamento dos profissionais.
Ciop
O consórcio gerencia 26 cidades da região e, no início deste ano, o CMS (Conselho Municipal de Saúde) de Presidente Prudente aprovou o convênio entre a prefeitura e o Ciop, que autoriza o consórcio a contratar médicos para novas unidades de saúde que serão inauguradas no município, bem como para complementação no quadro de funcionários.