Olá! Na coluna de hoje abordarei cinco erros que muitas pessoas cometem no Instagram e que prejudicam a conexão e o engajamento com o público. O primeiro erro é a falta de constância, ou seja, posta hoje e deixa de postar no restante da semana, por exemplo. Para ter sucesso nas redes sociais é preciso interagir com o público, se relacionar. O Instagram é uma rede de relacionamento. E uma forma de manter esse relacionamento é manter uma frequência nas publicações.
O segundo erro é exagerar nas hashtags. Não polua o seu post com hashtags. Use as que são realmente necessárias, estratégicas. Aposte no aplicativo Leetags para pesquisar quais as mais importantes para o seu negócio. O aplicativo fornece um ranking das mais relevantes para você ter uma ideia da importância das hashtags para sua estratégia digital.
Ainda falando dos erros, a próxima dica é: jamais compre seguidores. Muitas pessoas já me perguntaram e ainda perguntam sobre isso. Eu não recomendo. Não são pessoas que te seguirão por que escolheram. Serão números “vazios”, que não farão o menor sentido para você, a não ser a vaidade de ter mais seguidores. Se não comprarem, não interagirem com você, não adianta nada. Tenha seguidores reais, pessoas que passaram a te seguir porque se conectaram com sua mensagem, produto ou serviço.
A quarta dica de hoje de erros que você não pode cometer é: usar a automação. Sabe aqueles robôs que instalam no Instagram para seguir e deixar de seguir perfis? Eles já funcionaram e muito, mas não funcionam mais por que o Instagram está rastreando o uso desses sistemas e bloqueando as contas. Isso mesmo! Bloqueando os perfis de Instagram. Não corra o risco de perder a sua conta na plataforma por conta de robôs. Aposte em outras estratégias para aumentar seus seguidores, entregando conteúdo de valor, por exemplo.
E a quinta e última dica de hoje é não poluir seu feed. Você precisa ter um padrão de tipografias (fontes) e cores (até 3). A poluição visual afasta os seguidores, cria ansiedade na sua audiência. Tenha uma paleta e siga o padrão até o final. Também use filtros nas suas fotos, para harmonizar o seu feed. Lembre-se de que o feed do Instagram é uma vitrine. Se fosse uma loja física, como você montaria sua vitrine? Gostou das dicas? Siga o instagram (@mariaferrioficial) e interaja com meus posts. Quero saber sua opinião sobre o meu Instagram. Até a próxima coluna!