Ciesp Presidente Prudente celebra 72 anos de trabalho pelo desenvolvimento regional

O Ciesp Presidente Prudente celebra 72 anos de atividades em 6 de março, sempre comprometido com o progresso da indústria e da economia dos 65 municípios sob sua jurisdição. A data comemorativa é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre as ações realizadas pela entidade e sua contribuição em favor da prosperidade local, como ocorre atualmente em iniciativas como o Plano de Desenvolvimento Regional.
O programa é coordenado pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), junto com outras entidades, como a Acipp (Associação Comercial de Presidente Prudente), o Grupo Lidera, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região). Seu objetivo é fomentar o empreendedorismo, atrair investimentos e fortalecer a economia, incluindo a potencialização das vocações da região como fator para impulsionar as cadeias produtivas.
O projeto, iniciado no ano passado, tem forte engajamento do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima. Para subsidiá-lo, foi realizado o estudo “Síntese das Potencialidades e Verticais Estratégicas de Priorização para o Desenvolvimento da Região Administrativa de Presidente Prudente”. O trabalho, conduzido pelo Ciesp, com apoio do Sebrae-SP e outras entidades, é focado nos seguintes objetivos principais: tornar a região economicamente atrativa, sustentável e com qualidade de vida, um polo de inovação e educação e um modelo de gestão transparente. O relatório será entregue em breve ao secretário, visando à implementação prática das medidas.
Além do Plano de Desenvolvimento Regional, o Ciesp Presidente Prudente tem atuado com determinação em outras áreas que impactam diretamente o cotidiano da indústria e o ambiente de negócios. Um exemplo é o trabalho realizado em parceria com o Instituto Rever para a implementação do sistema de Logística Reversa, política pública importante voltada à destinação adequada dos resíduos sólidos gerados pelas cadeias de consumo. Nossa entidade tem auxiliado seus associados a atenderem às regulamentações legais e se adequarem às exigências. A emissão de um certificado para as empresas que contribuem efetivamente para a logística reversa é uma forma de incentivar a sustentabilidade e o cumprimento das obrigações ambientais.
Regionalmente, também teve impacto muito positivo a conquista jurídica do Ciesp para todo o Estado de São Paulo que garantiu aos associados a isenção da cobrança adicional do Licenciamento Ambiental emitido pela Cetesb, estabelecida pelo Decreto Estadual nº 62.973/2017. Trata-se de ganho importante, porque proporcionou alívio financeiro na emissão e renovação das licenças.
Todos os exemplos aqui citados demonstram como o Ciesp Presidente Prudente, ao longo de seus 72 anos, tem trabalhado com dedicação e eficácia para o avanço da indústria e o desenvolvimento. Tem sido um dos protagonistas do processo de crescimento econômico da região, exercitando seu inabalável compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a melhoria contínua da qualidade da vida.

Publicidade

Veja também