Cido Oliveira e Richard de Almeida exaltam “Cidades de Ouro” em exposição em Prudente

Mentor e ex-aluno se unem para mostrar, através de suas pinturas, as belezas e singularidades de Ouro Preto, Tiradentes e Paraty; mostra começa amanhã no Sesi

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 20/08/2024
Horário 16:40
Foto: Arquivo pessoal
Mostra, composta por 40 telas, pode ser conferida até o início de outubro no Sesi
Mostra, composta por 40 telas, pode ser conferida até o início de outubro no Sesi

O professor de artes e artista plástico prudentino, Cido Oliveira, inicia nesta quarta-feira, a exposição “Cidades de Ouro”, juntamente com o artista Richard de Almeida, seu ex-aluno. Professor de artes há 49 anos, Cido Oliveira conta que viu muito potencial em Richard. “Geralmente, as pessoas procuram aulas de pintura, por vários motivos, como para desestressar dos problemas do dia a dia, ou porque apreciam a arte, ou por ter um dom mesmo. Foi o caso do Richard”.

Richard foi aluno de Cido Oliveira em 2013, e de lá prá cá, os dois criaram uma amizade. “Sempre falo para o Richard, que tudo na vida é esforço. Você pode até demonstrar capacidade, ter o dom, mas precisa ter foco”, afirmou Cido.

E dessa amizade nasceu essa exposição. Cido Oliveira convidou Richard para participar de suas viagens, em março desse ano, e aí foram para Ouro Preto (MG) e Tiradentes (MG) e depois para Paraty (RJ). Fizeram os trabalhos “ao vivo”, pintando o que viam naquele momento. ‘Fui convidado pelo Cido para viajarmos para Minas Gerais e pintar in loco as belas paisagens urbanas que conhecíamos e pintávamos apenas através de fotos. Durante a viagem surgiu a ideia de expormos em parceria o resultado da viagem, que posteriormente foi complementada por uma segunda viagem, dessa vez para Paraty,” explica Richard, que também escreve uma coluna de humor aos domingos, em O Imparcial.

De acordo com Richard, parte das telas foi feita nos locais durante as viagens que levaram cerca de duas semanas, outras obras começaram a ser pintadas no local e foram concluídas cada uma em seu ateliê. “Algumas nós fotografamos e pintamos posteriormente. Estamos trabalhando nestas obras desde março deste ano até agora”.

Estilos

Richard conta ainda que foram pintadas muitas igrejas, ruas bucólicas e belas paisagens de Ouro Preto, Tiradentes e Paraty, principalmente. “Fizemos uma parada rápida também em Congonhas, Minas Gerais, onde acabei retratando algumas telas também”.

O artista fala que os estilos dos dois compartilham uma forte base no impressionismo, tanto na técnica quanto nos materiais utilizados. “Cido, de forma consistente, emprega a técnica de óleo sobre tela espatulado, criando obras com texturas ricas e expressivas. Influenciado por sua abordagem, por muito tempo também adotei essa técnica em minhas criações. Contudo, recentemente, tenho explorado novas possibilidades, migrando para a aquarela e experimentando outras técnicas e materiais. Ainda assim, o impressionismo permanece uma constante em meu trabalho, refletindo a essência que tanto nos conecta como artistas”, finaliza Richard.

Richard de Almeida

Richard de Almeida, mais conhecido como Richard, é um artista plástico que se destaca por capturar a essência do cotidiano e das paisagens urbanas. Nascido em Pirapozinho e atualmente residindo em Presidente Prudente, Richard é autodidata, desenvolvendo seu talento desde jovem. Seu amor pelo desenho o levou a uma carreira em empresas de comunicação como ilustrador, culminando na criação de sua própria agência, a Insight Propaganda, onde atua desde 2000.

Seu estilo é uma fusão única entre o impressionismo, realismo e sua própria visão artística, caracterizada pelo uso expressivo de cores e texturas que dão vida e profundidade às suas obras. Embora sua técnica principal seja o óleo sobre tela, Richard tem expandido seus horizontes artísticos com o uso de técnicas mistas, como acrílico, rotuladores e aquarela, criando composições que ultrapassam o ordinário.

Cido Oliveira

Com seu estilo impressionista - que usa volumes de tinta com espátula para criar texturas -, Cido Oliveira pinta desde os 10 anos de idade. Nunca fez curso de pintura, mas é professor de artes em seu ateliê e artitsa renomado há 49 anos.

Recentemente participou pelo 13º ano consecutivo da Mega Artesanal, maior Feira de Arte e Artesanato da América Latina, realizada no São Paulo Expo, patrocinado pela Condor Pincéis e Espátulas e Tintas Corfix. Nessa mostra, ele expôs 90 telas originais e de temas variados, além de pintar no local todos os dias, ministrando workshop e recebendo os admiradores em seu estande. Artista internacional que já pintou em Dubai, Roma e Paris, Cido Oliveira vem levando o nome da Presidente Prudente ao mundo, sempre com as cores do impressionismo, a arte trabalhada com espátulas nas diversidades das cenas urbanas e paisagens rurais.

SERVIÇO
A exposição “Cidades de Ouro”, composta por 40 telas, ocorre de 21 de agosto até início de outubro, no Sesi da Vila Furquim (Avenida Dr. Ibraim Nobre,  585, Parque Furquim), em Presidente Prudente.

A vernissage da exposição será realizada nesta terça, no Sesi, a partir das 19h30.

Arquivo pessoal

Cido Oliveira pintando in loco


Os artistas e amigos, Richard e Cido Oliveira

Publicidade

Veja também