Cidades driblam situação econômica e fazem festa carnavalesca

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 30/01/2016
Horário 21:38
 

Apesar da crise econômica que vem atingindo todo o país, algumas cidades da região se programaram financeiramente e estão nos preparativos para o carnaval popular 2016. Dentre todas que farão a festa, com entrada franca, Presidente Bernardes é uma delas e pelo terceiro ano realiza a folia e recebe um público expressivo no Bernardes Folia. De acordo com o diretor de Cultura, Flávio Tezzini, a expectativa é de recepcionarem 40 mil pessoas no total dos dias 5, 6, 7 e 8 de fevereiro, a partir das 22h, na Praça da Bandeira (antigo Jardim Velho).

Segundo ele, a folia, com sambas-enredo, marchinhas, axé, samba e até o pop rock, além de muito arrocha, será comandada pela banda de mesmo nome do evento composta por cantores da cidade e região como Ulisses Souto, Willians Batata, Elly Guimarães, Edmilson Pequeno e os garotos Pedro Henrique e Eduardo.

Mais uma vez, vários blocos animarão a festa cultural brasileira, sendo que um deles, o "Chapei" conta com mais de 500 integrantes.

Jornal O Imparcial Desfile de Martinópolis será na Avenida Cel João Gomes Martins

Tem matinê para a garotada? Tem sim, porque elas não podem ficar de fora e se divertirão no mesmo ritmo dos adultos, em meio aos confetes e serpentinas, no domingo, dia 7, a partir das 15h.

"Apesar de todas as dificuldades financeiras que estamos atravessando, com disciplina e corte de gastos faremos realizar esse evento, pois acreditamos que lazer também é saúde, educação e a população merece isso. Será um carnaval com gente bonita e principalmente familiar, pois um dos segredos do nosso sucesso foi trazer para a praça todas as classes sociais brincando e se divertindo juntas", ressalta Flávio.

Conforme o diretor a principal atração do Bernardes Folia é a banda formada por músicos da cidade e região, pois, a proposta não se limita apenas a um estilo musical e sim vários.

"Apesar de nunca ter ocorrido nada de grave , nos preocupamos com a segurança devido ao grande número de foliões. Para tal, uma empresa de segurança privada auxiliará no total apoio à Polícia Militar que sempre marcou presença neste evento, inclusive com reforço policial de Presidente Prudente", acentua.

Presidente Prudente também não deixa o evento passar em branco e proporcionará o desfile das escolas de samba da cidade, mas não o carnaval que geralmente era feito no Parque do Povo. De acordo com o secretário de Turismo, Carlos Alberto Correa da Silva, Casagrande, de fato a arrecadação caiu significativamente e o governo municipal fez vários cortes, como na decoração natalina, reveillon popular, entre outros. "Como o carnaval é uma festa cultural de tradição fomos economizando para que acontecesse. Por isso será no Recinto de Exposições Jacob Tosello, pois lá aproveitamos praticamente toda a estrutura já existente, sem precisar gastar com iluminação, arquibancadas, entre outros", explica o secretário.

 

Euclides

Outra cidade que será uma opção para quem curte o carnaval é Euclides da Cunha Paulista que também realizará a festa de 5 a 8 de fevereiro, no Balneário Municipal, às 21h. Segundo a secretária municipal de Cultura Héllen Ferreira Rosa, a expectativa é receber 7 mil pessoas por dia.

Durante as noites a animação será de Jair Supercap Show. Já a matinê, no domingo, a partir das 16h, será organizada pelo Creas (Centro Especializado de Assistência Social).

"Graças a Deus estamos com os orçamentos em dia, por isso ofereceremos aos nossos munícipes essa festa que tanto alegra as pessoas", expõe a secretária.

 

Martinópolis


Seguindo o princípio de não deixar a cultura se esvair por completo, ainda que timidamente, a Prefeitura de Martinópolis, por meio da Divisão de Cultura, oferecerá um desfile com a escola de samba Unidos da Vila Alegrete, homenageando os 90 anos da colônia japonesa na cidade. Além, da apresentação das convidadas prudentinas Unidos de Quem Vier e Acadêmicos do Sereno. Será na Avenida Coronel João Gomes Martins, a partir das 21h, do dia 8.

Segundo o diretor de Cultura, Osvaldo de Lima Siqueira Júnior, Juninho Siqueira, a expectativa é que 2 mil pessoas prestigiem a festa. "Convidamos toda a população a prestigiar essa festa folclórica que não pode morrer. Sabemos das dificuldades financeiras que todos os municípios estão passando, mas não podemos deixar nossa alegria ser apagada... Não teremos nada na represa, mas ela está apta para receber os turistas que podem fazer sua própria festa", coloca o diretor de Cultura.

 

Mais folia

Também garantirão de forma simples o carnaval as cidades de Anhumas, que informou até o fechamento desta edição que estava abrindo licitação para contratação da empresa organizadora para os quatro dias de festa (5 a 8).

E, Panorama que proporcionará animação aos foliões com a Banda Sem Limite no "Carnaval da Família", no sábado, domingo e segunda-feira, das 22h às 2h, na Praça do Povo. A criançada poderá se divertir no domingo, na matinê com animação de DJ, às 18h. "A realização só foi possível graças ao patrocínio do comércio e de alguns ceramistas locais. A Prefeitura não teve gasto algum", frisa o prefeito Luis Carlos Henrique da Cunha (PPS).
Publicidade

Veja também