A UBS (Unidade Básica de Saúde) III de Rancharia (Postão) conquistou o 2º lugar na categoria Atenção Básica do Prêmio CriAção SUS, premiação nacional que é promovida pelo Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde), que reconhece “cases de sucesso” implantados no SUS (Sistema Único de Saúde).
O projeto vencedor “Estratégias para inserção do DIU por Enfermeiras nas Estratégias de Saúde da Família” foi idealizado pela diretora de serviços de enfermagem de Rancharia, Mariana Maniezo de Souza.
A premiação foi em Brasília, no último dia 8 de dezembro e reconheceu ações e projetos de destaque em instituições da rede pública de saúde. “O governo de Rancharia e a Secretaria de Saúde estão no caminho certo para promover acesso de qualidade para as mulheres usuárias do SUS. O projeto vem garantindo à mulher o direito de escolha do método contraceptivo que melhor se adequa às suas necessidades”, afirma Mariana Maniezo.
O Prêmio CriAção SUS tem a finalidade de incentivar a implantação de novas tecnologias e de soluções inovadoras que contribuam com o desenvolvimento e o fortalecimento do SUS.
Um dos critérios levados em conta pelos avaliadores dos projetos inscritos é a possibilidade de o case ser replicado em outros serviços públicos de saúde pelo país.
O governo de Álvares Machado, por meio da Divisão de Saúde, recebeu o prêmio Luiza Matida em reconhecimento aos trabalhos realizados para a eliminação da transmissão vertical do HIV, condição na qual a doença é transmitida da mãe para o filho durante a gestação.
Para a diretora da Divisão de Saúde, Neide Castilho, a maior importância é diminuir a transmissão das doenças em tempo hábil. “Para a Atenção Primária em Saúde foi o melhor prêmio que já recebemos, é o resultado do trabalho de toda equipe. Esse é o nosso papel, trabalhar com foco em diminuir a transmissão das doenças em tempo hábil, adequado e funcional’, explica Neide Castilho.
De acordo com a Prefeitura, é a primeira vez que Álvares Machado recebe o reconhecimento. No município, entre algumas das ações realizadas para combater a transmissão, o setor de saúde disponibiliza testes rápidos para o diagnóstico do HIV em todas as unidades, principalmente durante o pré-natal, além de exames de sífilis e hepatites virais B e C.
Realizado pelo Programa Estadual DST/Aids-SP, a premiação homenageia Luiza Harunari Matida, médica pediatra e sanitarista que faleceu em 2014, pelo seu trabalho no Centro de Referência e Treinamento do Programa de DST/Aids-SP da Secretaria de Estado da Saúde e implantação de políticas públicas com o objetivo de eliminar a transmissão vertical de HIV e Sífilis.
Fotos: Cedidas
Diretora de serviços de enfermagem de Rancharia, Mariana Maniezo, recebeu o prêmio
Machado recebe prêmio Luiza Matida por trabalhos realizados para eliminação da transmissão vertical do HIV