Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura de Iepê, através das Secretarias Municipais de Assistência e Ação Social, Educação e Saúde, promoveu nesta quinta-feira (23) ações em apoio à campanha “Maio Laranja”.
No início da noite foi realizada a caminhada “Faça Bonito” pelas ruas da cidade, que reuniu servidores municipais e participantes do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). Durante o percurso até a Praça Dona Silvina de Almeida Prado foram apresentadas mensagens educativas com foco no combate à exploração sexual infantil.
Em seguida teve a apresentação da peça de teatro infantil “O Segredo de Léo”, para conscientizar a comunidade sobre a importância da vigilância e da proteção dos mais vulneráveis.
O espetáculo apresentado pela Cia Bom Humor, de Araçatuba, abordou questões delicadas, como mudanças de comportamento, proximidades excessivas, isolamento e outros temas relacionados à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.
O evento, que também contou com a Feira da Lua, foi finalizado com apresentação da Banda Musical Municipal de Iepê.
Os beneficiários do SCFV Bem me Quer (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do distrito de Cuiabá Paulista e CFPH (Centro de Formação e Promoção Humana) Casa de Nazaré de Mirante do Paranapanema e distrito de Costa Machado, e alunos escola municipal Professora Zenóbia, participaram nesta semana de palestras com temas alusivos ao “Maio Laranja”, mês que fortalece e intensifica a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
De acordo com a Prefeitura, mesmo com o cuidado permanente dos pais e responsáveis, o perigo dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes pode estar mais perto do que se imagina. Ao contrário do que o senso comum estabeleceu, em geral são pessoas bem conhecidas da família ou que ganham a confiança da criança e do adolescente as que normalmente cometem esses tipos de crimes. Em outras palavras, é de onde menos se espera que venham os riscos.
Por isso, por meio de ilustrações, as crianças foram orientadas sobre como proceder diante das situações que caracterizam abusos. A ação faz parte do 18 de maio, data que destaca o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
Foto: Cedida
Mirante do Paranapanema promoveu palestras com temas alusivos ao Maio Laranja