Para celebrar os fenômenos Superlua e Eclipse Total, que irão cintilar o céu na noite deste domingo, o Observatório Anwar Dahma, localizado no Complexo Turístico Cidade da Criança, funcionará em horário especial para a observação dos eventos lunares: das 19h até o final do espetáculo.
Conforme o planetarista Marcos Eugênio da Costa, a Superlua ocorre quando o satélite natural está mais próximo da Terra, cerca de 386 mil quilômetros de distância, fazendo com que ela fique 30% mais brilhante. O momento em que a Lua fará sua máxima aproximação com a Terra estará a menos de uma hora do momento da Lua Cheia e do Eclipse.; "
Será um evento maravilhoso e isso é o que tornará o Eclipse Lunar ainda mais raro e espetacular", garante.

Público poderá observar os eventos com ajuda de telescópios
O Eclipse Lunar Total poderá ser visto em grande parte do mundo, como no oeste da Europa e da África, leste dos Estados Unidos e em toda a América Latina, incluindo o Brasil. "
Aqui, o início do eclipse penumbral será às 20h12, parcial às 21h17 e total às 22h11", detalha Marcos. Segundo ele, para a observação serão usados três telescópios: as refratoras de seis e sete polegadas, e o telescópio Lx 90.
Coincidência
A última coincidência entre uma Super Lua e um Eclipse Lunar aconteceu em 1982 e a próxima depois de 2033.
A Lua de domingo também representará a Lua de Sangue, pois trata-se de uma sequência de quatro eclipses lunares totais que ocorrem num intervalo de seis meses lunares entre cada um deles.