"Como não tirei a CNH , é a ‘magrela’ que me leva para os lugares", conta o construtor Sandoval Lopes, 57 anos. Apesar de antiga, sua bicicleta é preservada com muito carinho. Ele conta que atualmente toma bastante cuidado na hora de pedalar, mas que, no passado, já foi atropelado por um automóvel. "Foi erro da motorista. O sinal estava fechado e ela avançou enquanto eu atravessava. Infelizmente, os motoristas não têm respeito. Eles passam por cima", afirma.
O armador Luís Eduardo Oliveira, 47 anos, por sua vez, nunca esteve envolvido em um acidente enquanto montava a bicicleta, veículo que utiliza diariamente para chegar ao trabalho. "Eu ando com atenção redobrada porque o perigo existe", avalia. Em determinadas vias, o armador já trocou o espaço compartilhado com os carros e motos pela ciclovia. "É um grande ganho da população, pois além de melhorar o fluxo, traz mais segurança para nós ciclistas", pondera.
Luís vai pedalando ao trabalho: "Tenho atenção redobrada"
De acordo com o Setor de Comunicações e Operações do Comando de Policiamento Rodoviário, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece regras para que os ciclistas não coloquem em risco sua integridade física e façam um percurso com maior segurança e tranquilidade. Sendo assim, recomenda que os adeptos da atividade circulem sempre pelo acostamento das rodovias e, caso não haja, transitem sempre pelo lado direito destas, na proximidade da linha de bordo.
Durante a noite, a recomendação é que utilizem roupas claras, a fim de que sejam vistos, e não abram mão do capacete de proteção. Entre as orientações, também estão circular sempre em linha reta – evitando o zigue-zague e permanecer ao lado de outra bicicleta –, sinalizar com gestos as intenções de manobra, descer da bicicleta ao cruzar uma rodovia e fazer a travessia empurrando a mesma, manter os pneus e freios em boas condições, lubrificar a corrente quando ela começar a ficar barulhenta e limpar a bicicleta com regularidade.
A Polícia Rodoviária enfatiza ainda que o CTB determina que os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores, desta forma, é dever de todo motorista zelar pela integridade física dos ciclistas. Para isso, é importante manter, no mínimo, 1,5 metro de distância ao ultrapassar uma bicicleta, pois, a proximidade pode assustar o ciclista e resultar em acidentes; ceder a vez para o ciclista que já começou a passagem por um cruzamento ou rotatória; e verificar se existe a possibilidade de fechá-lo antes de fazer conversão à direita.