Cid Moreira fala de experiências profissionais

Há 73 anos no jornalismo, 27 no Jornal Nacional, profissional que esteve, ontem em Prudente, conta como surgiu a gravação da Bíblia Sagrada

VARIEDADES - ANNE ABE

Data 13/09/2017
Horário 13:40

Marcado pela sua voz grave e impactante, que se tornou uma das mais conhecidas do Brasil, Cid Moreira, passou ontem por Presidente Prudente. Pela primeira vez na cidade, o famoso apresentador participou de um evento, organizado pelo Colégio Adventista, com o tema “A Grande Esperança”. A ação foi gratuita, mas contou com a arrecadação de mais de mil quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente).

Na ocasião, Cid Moreira falou sobre as suas experiências nesses 73 anos de carreira no Jornalismo, ainda atuante e, principalmente, do projeto em que desenvolve a narração da Bíblia Sagrada, na integra. Além disso, o apresentador também aproveitou sua passagem pela cidade para comemorar seus 90 anos de vida, que completa no próximo dia 29.

O talento do conhecido Cid Moreira, batizado com o nome de Alcides Alves Moreira, foi descoberto aos 17 anos, quando começou a atuar na Rádio Taubaté, no Vale do Paraíba, sua terra natal. Onde também teve seu primeiro contado com o livro sagrado, quando, ainda menino, lia provérbios para sua família. “Nasci na Igreja Católica, meus pais eram católicos. À medida que fui me tornando mais velho, fui me ligando mais a Jesus Cristo. Então, eu digo que tento ser cristão, porque não é fácil”, declara Cid, a respeito da sua religião.

 

Narração bíblica

Hoje, o profissional se dedica à divulgação de seu trabalho de narração da Bíblia, que, inicialmente, eram apenas os salmos e agora possui o Novo Testamento inteiro gravado. O trabalho começou em 2001 e levou 33 dias para ser finalizado, em um ritmo de seis horas diárias dentro do estúdio. A leitura das passagens bíblicas também podem ser encontradas no YouTube, em que Cid possui um canal denominado de “Canal da Bíblia”. “Todos nós temos as nossas fases, vivi o jornal intensamente. Assumi essa fase hoje e agora levo a palavra de Deus às pessoas”, acrescenta.

 

Boa noite”

Conforme Cid Moreira, os 27 anos que esteve à frente do Jornal Nacional, foi uma das fases que mais marcou a sua vida. Tanto que este período rendeu um Guinness ao profissional, como o apresentador que ficou mais tempo na bancada de um telejornal. Com isso, o “boa noite”, que falava aos telespectadores todo final de apresentação, se tornou uma marca e até título de sua biografia, lançada em 2010, o “Boa Noite – Cid Moreira, a Grande Voz da Comunicação do Brasil”.

“Havia um locutor famoso na minha cidade, que sempre dava boa noite e também marcou as pessoas. Nunca imaginei que eu também teria um boa noite”, relata Cid acrescentando que hoje possui domínio da sua voz, mas brinca dizendo não ter explicações para como ela se manteve até hoje: “Sou baixo cantante, é um milagre de Deus chegar a essa idade com a mesma voz”.

Com tanta experiência Cid Moreira diz que o jornalismo atual não é o mesmo de sua época, contudo, dá dicas para os novo profissionais, independente da área de atuação. “Você tem que se dedicar 48h por dia, tem que se entregar e amar. Caso contrário, será apenas um bom profissional, não vai se destacar”.

Sempre acompanhado pela esposa e assessora, Fátima Moreira, ela complementou dizendo que era muito tímido na infância, por isso, “não tenham medo de errar, seja no rádio ou na TV. Tudo é possível”.

Publicidade

Veja também