Cid Moreira

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da lâmpada e da lamparina

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 08/10/2024
Horário 05:30

Cid Moreira foi embora deste insensato mundo na semana passada. Tinha 97 anos. Quase centenário. Era talvez o locutor com a voz mais bonita do Brasil. Voz bonita também tinha o Humberto Marçal, locutor e apresentador da Rádio Bandeirantes, de São Paulo. Quem era o dono da voz mais bonita, Cid ou Marçal? Fico na dúvida e aplaudo os dois.
Cid Moreira foi o primeiro apresentador do “Jornal Nacional”, em setembro de 1969. Há um fato curioso que era contado pelo jornalista Raul Varassin, ex-diretor da Globo em Curitiba e outras capitais. A Globo tinha escolhido outro locutor, mas o sujeito se entusiasmou, ficou nervoso e entrou no primeiro bar que encontrou.
Bebeu demais, encheu a cara e ao seguir para o estúdio não conseguia falar direito. A Globo adiou a estreia do “Jornal Nacional” para o dia seguinte e chamou Cid Moreira. Sorte ou destino? As duas coisas. Depois da estreia, Cid deu mais de 8 mil "boas noites" aos brasileiros por mais de duas décadas.
Uma vez quando abastecia o carro em um posto de gasolina, uma senhora abordou Cid e solicitou a ele para ler as notícias mais rápido porque ela queria ver a "novela das oito que começava depois das nove horas". Cid começou no rádio em Taubaté, onde nasceu, e convém lembrar que passou pela TV Excelsior, em São Paulo, e pela TV Rio.
Foi um dos apresentadores do “Jornal de Vanguarda” na TV Rio, dirigido pelo jornalista Fernando Barbosa Lima. Além de Cid, o lendário locutor Luiz Jatobá também fazia  parte da equipe, que, aliás, era uma equipe talentosa. 
Entre os comentaristas nomes de peso, como Millôr Fernandes e Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta. Inteligência não faltava no Jornal de Vanguarda, considerado o melhor telejornal do país. 
Que tal a Bíblia sonora? Pois Cid Moreira gravou a Bíblia inteira, do primeiro livro, Gênesis, ao último, Apocalipse. Foi um trabalho de fôlego que durou seis anos. Mais de 30 CDs. Foram vendidos mais de 60 milhões de CDs em todo o Brasil. Cid Moreira, a voz da Bíblia e da televisão. Deixou sua marca no mundo.

DROPS

Eleição agora só a do dono ou dona do mundo.

Com o fim da propaganda eleitoral vamos rir de quê?

E aquele trombone, hein? Parecia o som de gases.

Estava mais triste do que político sem mandato.

Vai construir ou reformar?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas, um mundo de cores. Av. Ana Jacinta, 1.663.
 

Publicidade

Veja também