Quem trafega pelas avenidas Juscelino Kubitscheck de Oliveira e Manoel Goulart, bem como na Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli, em Presidente Prudente, se depara com as obras das ciclovias nestes espaços. Estas construções estão no pacote de mobilidade urbana, que engloba uma série de obras que visam ofertar mais segurança ao pedestre, ciclista e demais usuários da malha viária. Recapeamentos, abertura de ruas, duplicação, calçadas com acessibilidade, terminais urbanos, abrigos de ônibus e novos dispositivos estão na lista de benfeitorias que são realizadas desde 2014.
As obras devem ser vistas com bons olhos pela população. A ciclovia, por exemplo, pode fomentar o uso das bicicletas pelos trabalhadores e outras pessoas que precisam se deslocar por estes trechos. Além disso, garantirá aos praticantes de ciclismo por lazer circular de forma mais segura. Entretanto, é importante que estes espaços ofertem ao seu usuário a possibilidade de uso noturno.
A ciclovia que margeia a JK, por exemplo, passa por trás do Pátio Municipal de Apreensão de Veículos, por um longo trecho na escuridão. Da mesma forma, a iluminação não é direcionada à ciclovia em toda sua extensão desta avenida. Por enquanto, o entorno da ciclovia também não recebeu qualquer plantio de árvores ou serviços de paisagismo que pudessem melhorar seu aspecto, garantir maior visibilidade. Somada à obra recém-realizada para inserção de tubulação, o que se depara às margens da ciclovia é terra vermelha. É preciso observar ainda que, em determinados pontos da JK, ela passa em frente a portões de empresas, o que implicará na necessidade de sinalização no solo e emplacamento.
Por ora, a parte da ciclovia já concluída tem servido para caminhadas pelos moradores das imediações. Quase não se vê ciclistas. A obra envolverá 10.559,40 metros, que percorrerá toda a extensão da faixa urbana da linha férrea, além de 2.250,00 m de recapeamento na Avenida JK. São investidos R$ 5.273.257,66. O anúncio da administração passada para retirada do Pátio Municipal de Veículos, no Jardim Maracanã, daquela localidade havia suscitado a possibilidade de revitalização daquele espaço que já foi alvo de diversas reportagens desta folha, sobretudo com relação a sua superlotação, que exigiu que veículos ficassem recolhidos do lado externo da área, bem como pela fonte de problema à saúde pública, com proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Todavia, houve recuo da atual gestão e o pátio continua no local, inclusive com carcaças do seu lado externo, que podem servir de esconderijo a meliantes. Isso dificulta o uso da ciclovia à noite.
Já na Manoel Goulart o orçamento é de R$ 1.185.047,94, a pista contará com 6.786 metros e, depois de pronta, será interligada a outra ciclofaixa já existente, com três quilômetros de extensão, que segue do Conjunto Habitacional Ana Jacinta ao Curtume Vitapelli.
Prudente tem sido obrigada a se adaptar para acompanhar o crescimento. Hoje, as obras do projeto de mobilidade urbana são a esperança de que haverá melhoria em diversos trechos da cidade. O avanço tem acontecido, mas esperamos que seja pleno de forma a tornar todos os dispositivos ofertados seguros para seus usuários e numa ação conjunta recebam a ornamentação necessária para que os cartões postais se espalhem por toda Prudente.