Ciclo de palestras da 5ª Batatec tem início nesta sexta-feira 

Pela manhã, debates serão associados ao “aumento da rentabilidade com a tecnologia no campo e no packing da batata-doce”; à tarde, apresentações são sobre sustentabilidade e biotecnologia

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 19/07/2024
Horário 06:28
Foto: Divulgação/Batatec
Ao longo desta sexta-feira, na Batatec, serão ministradas oito palestras sobre assuntos relacionados à cultura da batata-doce
Ao longo desta sexta-feira, na Batatec, serão ministradas oito palestras sobre assuntos relacionados à cultura da batata-doce

Iniciada na noite desta quinta-feira no IBC Centro de Eventos, em Presidente Prudente, a 5ª edição da Batatec (Feira Tecnológica da Batata-Doce) conta com uma programação recheada nesta sexta, com a abertura do ciclo de palestras. Ao longo da manhã, o painel 1 da feira trará debates associados ao “aumento da rentabilidade com a tecnologia no campo e no packing da batata-doce”. Para esta edição, a organização espera recorde de público nos quatro dias de evento. A estimativa é que mais de 60 mil pessoas passem pelo IBC até domingo.

Das 10h30 às 11h, o diretor-executivo da Sicredi Rio Paraná, Vanderlei de Oliveira, conduzirá a apresentação da palestra “Cooperativismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável”. Logo depois, das 11h às 11h30, a administradora do Monteiro Hortifruti, Tamires Monteiro, fará a apresentação de um “Case regional de sucesso na exportação da batata-doce”. 

A partir das 11h30, o engenheiro agrônomo Renan Barros de Souza, da Cooperativa Sul Brasil, irá falar sobre “Biotecnologias e estratégias para além da produtividade na batata-doce”. Já ao meio-dia, a professora dra. Maria Angela Godinho irá mediar um debate com os palestrantes. 

Cardápio diversificado

A fome bate, chega o almoço e o restaurante da Abrobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente) apresenta um cardápio diversificado para os dias do evento. Nesta sexta, a lista inclui: arroz branco; feijão; porco caipira na lata; coxa e sobrecoxa com especiarias; lasanha à bolonhesa de batata-doce; escondidinho de batata-doce com ragu de linguiça; nhoque de batata-doce roxa com recheio de ricota e muçarela; batata-doce caramelizada; batata-doce, grão de bico, tomate e ervas frescas; salada verde com frutas; e farofa crocante. 

Período da tarde

No período da tarde, o painel 2 da Batatec tem como tema “Sustentabilidade, biotecnologia e plantas daninhas em lavouras de batata-doce”. 

Às 14h, o gerente de negócios da Unipetro, Nicola Prior, irá falar sobre “A importância do diesel aditivado para o produtor rural”. Já às 14h15, a pesquisadora Amarílis Beraldo Ros, da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) Regional, apresenta a palestra “Contribuição da Apta regional para o melhoramento da batata-doce”. 

A partir das 14h45, o tema apresentado será o “Incremento na produção e qualidade da batata-doce com utilização de insumos biológicos”, com a engenheira agrônoma Manoela Hanich. Às 15h30, o professor dr. Leandro Tropaldi, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) do campus de Dracena, irá falar sobre a “Interferência das plantas daninhas e demanda hídrica da batata-doce”. 

A professora dra. Maria Angela Godinho volta às 15h45 para mediar o debate entre os palestrantes da tarde. 

Já a partir das 16h, no painel externo da Batatec, diversas empresas irão realizar a demonstração prática das inovações tecnológicas na mecanização da cultura da batata-doce. 

Janta a partir das 19h

Na janta, a partir das 19h, o restaurante da Abrobarpp trará o mesmo cardápio do almoço. As pessoas também poderão aproveitar os mais de 20 food trucks disponíveis no evento. 

Fotos: Divulgação/Batatec

Público poderá apreciar diversas delícias que têm a batata-doce como ingrediente principal

Publicidade

Veja também