No fim de semana ciclistas prudentinos se destacaram fazendo bonito no tradicional Torneio de Verão de Ciclismo, realizado na cidade de Ilha Comprida (SP). Três da família Lobo: Almir Rogério, Caique e seu pai Maurício, e Valéria Boni.
Segundo Maurício, mais uma vez o grande destaque foi seu irmão Almir, que largou na 10ª posição e numa reviravolta espetacular, terminou a prova na segunda posição. “Numa combinação improvável de resultados ele foi simplesmente o vice-campeão geral de sua categoria na final. Ele que já foi campeão geral por duas vezes e tem outros vários títulosde vice neste campeonato. Mais uma vez ele faz historia”, destaca Maurício, enfatizando o feito mesmo sem o apoio da Prefeitura de Presidente Prudente e da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), também numa combinação de resultados, terminou o torneio na sexta posição geral.
Já na categoria elite, considerada a Fórmula 1 do ciclismo brasileiro, Caique Lobo terminou na 13ª posição. Em 2020, mesmo em grande forma, ele foi o quinto na classificação geral, mas correndo sozinho disse que faltou um pouco de sorte nas etapas. “E não teve sorte de ir às fugas que deram certo no torneio”, acrescenta o pai do atleta.
Na categoria elite feminina, a ciclista Valeria Boni, mesmo já sendo master, fez a sua estreia no tradicional torneio, que vale inclusive pontos para o ranking brasileiro e conseguiu a ótima 6ª posição.
“Mais uma vez ressaltamos o descaso de Secretaria Municipal de Esportes, pois desde o inicio do novo governo não tivemos mais nenhum tipo de ajuda e sequer fomos contatados pelo secretário André Domingos. Mesmo assim, com recursos próprios, continuamos representando Presidente Prudente em várias competições”, acentua o ciclista.
Essa semana a equipe já volta aos treinos, com o foco em duas grandes provas que ocorrerão no mês de março. A primeira será no GP Mega de Ciclismo que será realizado em Campo Grande (MS). E a segunda o GP Cascavel, que será no autódromo da cidade, com transmissão ao vivo pelo canal local.
A Prefeitura, por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), expõe que não houve qualquer procura formal da família Lobo solicitando apoio para o referido campeonato. Conforme salienta, é importante entender que a Prefeitura não utiliza dinheiro público indiscriminadamente, dessa forma, para que possa apoiar essas atividades, é necessário que haja um convênio firmado entre as partes com contrapartida para a população.
Cedidas
Maurício Lobo terminou na segunda colocação
Valeria Boni (de verde à frente) estreou no evento na categoria elite feminina