Há 28 anos percorrendo o planeta Terra, o ciclista japonês Keiichi Iwasaki, 52 anos, passou por Presidente Prudente nesta semana. Natural de Maebashi, na província de Gunma, no Japão, Keiichi roda o mundo desde 2002, quando decidiu deixar a terra do sol nascente para pedalar, fazer mágica e colecionar histórias pelo globo terrestre através de sua bicicleta. Desde então, o japonês já está em sua sexta bike e passou por mais de 70 países. Para chegar às Américas, ele cruzou o Oceano Atlântico em um barco à remo.
Na terça-feira, Keiichi pernoitou na Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva) de Presidente Prudente e marcou presença na disputa dos jogos de vôlei da 25ª edição do Intercolonial Helio Takahashi, cativando o público presente com suas mágicas.
O senhor Toshio Koketsu, que acolheu o “japonês do mundo” em sua curta estadia em Prudente, conta que ficou sabendo que o ciclista tinha a cidade em sua rota através da presidente do grupo de Taiko Dantai Fênix, Rosa Tomishima. “Ele estava pra lá de Regente Feijó em um restaurante. A Rosa me ligou e disse: ‘Oh, Toshio, tem uma pessoa aqui que vai te procurar. Ele está precisando da ajuda de vocês para recebê-lo aí em Prudente’. Me prontifiquei e tive a incumbência de receber o ciclista para conduzi-lo até a Acae. Foi uma breve passagem por aqui, mas deixou uma boa lembrança”, compartilha Toshio, que recepcionou Keiichi Iwasaki no estacionamento da Havan ,quando o crepúsculo do pôr do sol se fazia presente em Prudente na terça-feira.
Keiichi deixou a cidade na manhã de ontem. “Estou acompanhando o ciclista através do WhatsApp. Hoje [quarta-feira] ele está próximo de Estrela do Norte. A previsão de chegada dele em Maringá [PR] é depois de amanhã”, indica o prudentino sobre a próxima parada de Keiichi, que está percorrendo o Brasil desde dezembro do ano passado. “No Brasil, iniciou em dezembro de 2023 pela região Norte, passando por Manaus [AM], Brasília [DF], São Paulo [SP], Bastos [SP] e de lá veio para Presidente Prudente. Ele está com plano de passar em Maringá [PR], Cascavel [PR], Foz do Iguaçu [PR] e, depois, cruzar a fronteira para o Paraguai”, completa.
Segundo Toshio, Keiichi se comunica em inglês e espanhol, além do japonês, sua língua materna. Ele começou a rodar o Japão de bicicleta em 2001 fazendo seus números de mágica, após se cansar de trabalhar na empresa de ar-condicionado de seu pai. “Ele gostava de magia e aos seus 13 anos começou a estudar com um professor e depois de alguns anos já conseguia desenvolver suas próprias artes”, resume o prudentino sobre o gosto de Keiichi pela mágica.
Basta inserir o nome do ciclista, ilusionista e aventureiro japonês no Google para ter uma noção das histórias que Keiichi Iwasaki coleciona deste então. Após desbravar o continente asiático e a Europa, o ilusionista foi tema de matéria na National Geographic em 2009. De acordo com a notícia, o japonês chegou a ser preso na Índia, escapou da morte depois de ser atacado por um cão raivoso no Tibete e, após quase se casar no Nepal, escalou o Monte Everest. Além disso, há dois anos, Keiich ficou conhecido no Reino Unido ao participar do programa televisivo “Britain’s Got Talent” e impressionar a plateia e os jurados com suas mágicas. “Segundo o que disse, ele irá terminar a trajetória dele daqui a dois anos”, finaliza Toshio.
AOS INTERESSADOS
Para acompanhar a trajetória de Keiichi Iwasaki pelo mundo, basta acessar o perfil/canal dele no Instagram e no YouTube (@keiichi_iwasaki) ou acessar o site https://feel-the-earth.com/keiichi_english.
Fotos: Cedidas/Toshio Koketsu
Keiichi Iwasaki foi recepcionado no estacionamento da Havan no entardecer da terça
Próxima parada de Keiichi Iwasaki será em Maringá (PR)