A Cia. Teatro da Recusa de Presidente Prudente convida atores iniciantes ou que já tenham carreira consolidada para participarem da montagem do seu próximo espetáculo, que fará um mergulho na cultura popular brasileira e a sua função. As inscriçõe para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 29 de março. Os interessados devem enviar um breve currículo e uma carta de interesse para
[email protected] No campo "assunto" deve estar preenchido com Montagem 2017. Os artistas devem ter mais de 18 anos.
A dramaturga, atriz, e diretora da companhia, Andréia Previtali, 31 anos, explica que não se trata de um curso, mas de uma seleção para a formação do elenco para sua próxima montagem que tem previsão de estreia para setembro.

Venceslauense Andreia Previtali trabalha com elenco no cenário de andaime de "Procura-Se Doralice", sua última montagem
Segundo ela, o processo está previsto para ser desenvolvido em sete meses, sendo que nos dois primeiros meses os inscritos passarão por uma oficina de onde sairão os quatro atores selecionados para a montagem, que segue trabalhando nos cinco meses seguintes. "Para esta oficina serão oferecidas 20 vagas. Todo o espetáculo: dramaturgia, adereço, figurino, cenário e os bonecos serão criados pelo grupo. A dramaturgia será construída a partir da pesquisa sobre acontecimentos do período de 1965 na cidade de Presidente Prudente, e na cultura popular brasileira.
Para todos!
Andreia revela que o espetáculo será montado para ser apresentado na "rua". Para todos! E, seguirá para uma temporada com oito apresentações em locais a serem definidos ainda, durante os meses de setembro e outubro deste ano.
Conforme ela, a peça, um musical seguirá uma pesquisa no universo do teatro de bonecos e animação, e terá como fio condutor musical, o samba. "Sim, o samba ! Trabalho uma pesquisa, ha sete anos, dentro da cultura popular e o simbolismo que ela traz. Isso vem sendo evidenciado em todo espetáculo que tenho produzido. E o samba tinha que vir contando um pouco da sua história dentro da cultura brasileira... Ou seja, o espetáculo será todo costurado pelo ritmo", destaca a diretora.
Formação
Venceslauense, Andreia é formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, onde morou por dez anos. Ela conta que ainda na faculdade se interesasou pela cultura brasileira e foi para o teatro. Depois de formada, em 2011 foi fazer Artes Cênicas na Escola de Atores
Wolf Maya. Embora não tenha se formado, aprendeu muito sobre métodos, técnica. Fez então, por três anos, um curso na Oficina dos Menestréis, do cantor e compositor Oswaldo Montenegro. E foi ali que ela diz ter aprendido tudo sobre teatro.
Método para dirigir um elenco de atores, cantores e bailarinos, exercícios, treinamento, etc.
"Desde então venho trabalhando e aprendendo cada vez mais. Porque assim, temos escola de atores, mas não de direção. Então, a cada intervenção, espetáculo que monto vou trabalhando em cima dos métodos que aprendi, quais são bem disciplinados. Eu diria que tive uma excelente escola!", exclama a diretora.
Força feminina
Assim como muitas e muitas mulheres fortes, guerreiras, Andreia Previtali se desdobra em dupla jornada entre a árdua, mas doce tarefa, de ser mãe e a profissão. Ela tem dois filhos, Luigi de 9 e Lucas de 2 aninhos. "O bebê eu ainda amamento! Sou bem presente na vida deles e eles nos meus trabalhos também. Sempre que posso ou que aperta eles estão na sala de ensaio e no meio dos elencos comigo . Todos os dias levo para a escola. Dou banho. Boto na cama para dormir. Mãe: mulher que trabalha e que faz. Acredito que o contato com as artes é necessário para o desenvolvimento pleno das crianças. Assim vou conciliando!", exclama feliz a mamãe artista.
Serviço
Os encontros para a oficina acontecerão às quartas-feiras das 19h as 22h, a partir de 29 de março. O local dos encontros será no Espaço Cênico Laje, no Centro Cultural Matarazzo.