A Cia de Teatro Vermelho apresenta hoje, às 20h, "Amoré" no Galpão da Lua. As últimas apresentações do espetáculo em Presidente Prudente, nos dias 5 e 7 de junho, foram um grande sucesso e reuniram mais de 900 pessoas, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo. Além de agradar o público, a peça dos artistas prudentinos foi eleita a representante da cidade no Mapa Cultural Paulista em 2015.
A apresentação é gratuita e faz parte do projeto Território das Artes, que tem o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural) e realização da FPTA (Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas). O projeto da Associação de Artistas tem como objetivo divulgar as atividades artísticas desenvolvidas pelos federados no Galpão da Lua e em dois bairros da cidade, Morada do Sol e Augusto de Paula. Todas as ações são gratuitas, incluindo cursos, oficinas, workshops e peças dos atores federados e de outras regiões do Brasil.

Espetáculo foi criado a partir de um processo de submersão ao universo do palhaço
O espetáculo
"Amoré" foi criada a partir de um processo de submersão ao universo do palhaço, onde foram descobertas maneiras de se lidar com o clown, a plateia e a dramaturgia. Desconstruindo todos os padrões românticos de nossa época, a peça brinca com o que a sociedade separa por gêneros e cria uma nova maneira de amar sem usar estereótipos ou fórmulas já pré-determinadas.
De acordo com a sinopse, "Lino está sempre viajando, porém, quando chega em Amoré, encontra Cora, que vive sozinha. Suas diferenças pessoais desconstroem e constroem as relações trazendo à tona o humano em cada um. Um encontro poético e estúpido, que só se completa com o auxílio de Adelaide que com seu jeito angelical mais atrapalha do que ajuda".
O espetáculo conta com direção de Robertt Moretto e Teatro Vermelho. O elenco é formado por Juliana Galante, Mariana Ferrari e Robertt Moretto.
Galante diz que espera um grande público, pois a federação é um polo das artes em Prudente. "Sabemos que no Galpão da Lua sempre dá um público ótimo nas apresentações, estamos otimistas", afirma.
Universalidade
É uma peça para todas as idades, gêneros e classes sociais. Pois tem uma integralidade com o mais íntimo do ser humano, as relações que fazemos, como caminhar com elas?, como sustentar?, como dividir?, como somar?. Essas e outras são as indagações que a Cia de Teatro Vermelho faz através da peça "Amoré". "Com essa visão, conseguimos afetar crianças, terceira idade, adultos até pessoas com deficiência auditiva, por usarmos da linguagem corporal, o jeito mais simples e direto de se chegar à sensibilidade humana", afirma o grupo.
Apesar do espetáculo ser cômico, ele também lida com a temática da solidão e do apego dos lugares em que vivemos. A dona de casa Lúcia Santos diz que "a peça é de uma extrema delicadeza". "Me apaixonei, vou às próximas apresentações".
Teatro Vermelho
Fundada no ano de 2013, a Cia de Teatro Vermelho baseia seus trabalhos no exercício criativo do ator que gera e manipula a cena, colocando em questão as relações humanas e o homem contemporâneo. Deste modo, os atores estabelecem um jogo com a plateia que ora se torna espectadora, ora se torna cúmplice. A companhia também mantém oficinas gratuitas de Teatro em Presidente Bernardes e Regente Feijó.
serviço
ESPETÁCULO "AMORÉ"
Onde: Galpão da Lua
Endereço: Rua João Caseiro, 65. Vila Brasil – Presidente Prudente
Quando: hoje, às 20h
Quanto: Grátis