Uma pancada de chuva rápida que caiu na tarde desta quinta-feira causou alagamentos em vários pontos de Presidente Prudente, como informado pela Defesa Civil: no Parque do Povo, nas avenidas 11 de Maio, 14 de Setembro, da Saudade, Ana Jacinta, defronte ao Curtume Touro, Rua Donato Armelin e na Rua Higino Langue, no bairro São Judas Tadeu. Já leitores deste jornal comunicaram à reportagem sobre a situação com carros e motos parados embaixo do pontilhão na Avenida Joaquim Constantino com a Avenida da Saudade, por conta da força da água e falta de visibilidade; Avenida Manoel Goulart, na rotatória do Monte Alto e do Sesc Thermas. De acordo com o professor de Agrometeorologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa, registrou-se durante todo o dia 66,8 mm (milímetros), sendo 54,6 mm, à tarde.
“Embora tenhamos recebido o registro de diversos pontos de alagamentos, felizmente não tivemos nenhuma ocorrência”, expôs Renato Gouvea, coordenador de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente.
Moradores de Martinópolis também foram surpreendidos com a força da chuva que destruiu a malha asfáltica e alagou diversos locais. Conforme a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o bairro mais afetado, onde o problema já é recorrente, uma vez que fica numa parte mais inclinada do município, foi a Vila Alegrete. O local está, inclusive, na primeira etapa, de algumas fases, para melhoramento da galeria para escoamento das águas pluviais.
Segundo a assessoria, foi uma chuva rápida, mas com muita concentração de água, chegando a 65 mm. “Graças a Deus nenhuma vítima, nenhuma família desabrigada até o momento. Teve apenas que suspender as aulas da escola de ensino fundamental Dr. Francisco Marques Bonilha porque alagou, mas sem maiores problemas”, informou a Assessoria de Imprensa, que estava a postos, juntamente com as equipes da Defesa Civil, engenharia, pessoal do almoxarifado e assistência social nos locais das ocorrências, desobstruindo e prestando todo tipo de assistência.
De acordo com a Unoeste Clima, há previsão de pancadas isoladas diárias na região até o fim do mês.
Fotos: Cedidas
Diversos pontos em Prudente foram tomados pela forte chuva
Pontos da Vila Alegrete em Martinópolis ficaram bastante danificados