Devido à atuação de uma massa de ar seco e quente, a primavera deste ano, que tem início neste sábado, vai chegar acompanhada de muito calor na região de Presidente Prudente, aponta o Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
Os principais modelos numéricos de previsão do tempo indicam que as temperaturas máximas devem ficar próximas a 41 °C entre esta sexta e a próxima segunda-feira (22 a 25 de setembro).
Segundo o centro de monitoramento, a maior temperatura registrada em Presidente Prudente foi de 41,4 °C no dia 6 de outubro de 2020, conforme observado na estação meteorológica do campus 2 da universidade.
Neste domingo, a empresa MetSul Meteorologia advertiu que o Brasil terá onda de calor excepcional com máximas entre 40 °C e 45 °C nos próximos dias. "Todas as regiões do país serão atingidas e com marcas históricas. O calor será tão extremo que será perigoso e oferecerá risco à saúde e à vida", informou.
O Climatempo explica que a atuação de um bloqueio atmosférico vai impedir o avanço de frentes frias ao longo destes próximos dias - ficando restrito ao Estado do Rio Grande do Sul. Com isto, a maior parte do país terá uma longa sequência de dias de sol forte e calor muito acima do normal para esta época do ano.
"Será uma despedida de inverno quente e com o pico do calor esperado para este próximo final de semana [23 e 24 de setembro]. No interior do Brasil, o calor extremo deve se estender por toda a segunda quinzena de setembro. As cidades do interior de São Paulo, especialmente do oeste, noroeste e norte paulista, podem registrar vários dias com temperatura na casa dos 40°C", pontua o Climatempo.