Chefs de cozinha e psicólogo deixam PP para auxiliar na produção de marmitas no RS

Trio irá auxiliar, por cerca de dez dias, o projeto SOS Cozinhas, que atualmente produz 2 mil refeições por dia para os desalojados de Novo Hamburgo

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 28/05/2024
Horário 09:00
Foto: Cedida
Grupo deixou Prudente na fria madrugada desta terça-feira com destino a Novo Hamburgo
Grupo deixou Prudente na fria madrugada desta terça-feira com destino a Novo Hamburgo

O presidente do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Presidente Prudente), psicólogo Rubens Afonso, acompanhado de dois chefs de cozinha, os prudentinos Renato Medeiros e Pedro Bofe, deixaram a capital do oeste paulista na madrugada desta terça-feira rumo a Novo Hamburgo (RS). Em uma ação conjunta com a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), o trio irá auxiliar, por cerca de dez dias, o projeto SOS Cozinhas, que atualmente produz 2 mil marmitas por dia para os desalojados de Novo Hamburgo. 
“Fomos tocados por tanto amor que muitos voluntários estão devotando a esta missão do projeto SOS Cozinhas, no preparo de alimentos. Nos colocar no lugar do outro que sofre é descobrir nossa própria humanidade. Assim não é possível se calar diante de tantas cenas de dor que estamos vendo” destaca Rubens Afonso. “Procuramos apoio no pessoal da nossa categoria de alimentação e hospedagem e na Acipp e Defesa Civil, que não mediram esforços para nos ajudar nesta missão”, complementa.
A cozinha comunitária que será frequentada pelo trio prudentino já recebeu representantes do oeste paulista no domingo, quando a equipe da Regional de Proteção e Defesa Civil, composta por Prudente, Osvaldo Cruz e Indiana, que foi encarregada do transporte de quase 60 toneladas de insumos, de Prudente para Novo Hamburgo, visitou o local.

SOS Cozinhas
O movimento SOS Cozinhas tem sido realizado por diversas cidades devastadas no RS, desde o início de maio, com concentração principalmente em Porto Alegre. “Buscamos conectar chefs a cozinhas de restaurantes já equipados para facilitar a produção e entrega de marmitas para os abrigos”, expõe o projeto em suas redes sociais. Cita que são ao menos 359 abrigos somente em Porto Alegre, com 14.955 pessoas desabrigadas, resultando em 51.450 marmitas por dia, considerando duas refeições por pessoa e, em média, 30 voluntários por abrigo. “Um dia após o outro, assim vai o gaúcho. Já são mais de 20 dias de agonia e necessidades constantes para manter o nosso povo. Nosso movimento começou com colaboração e conexões valiosos que estão, hoje, nos permitindo produzir mais de 9 mil marmitas por dias, em união com as mais de 20 cozinhas solidárias parceiras”, promove. 

Foto: Cedida

Cozinha comunitária que será frequentada pelos prudentinos já recebeu representantes do oeste paulista
 

Publicidade

Veja também