CHARANGA DOMINGUEIRA de 12-07-2015

Esportes - Flávio Araújo

Data 12/07/2015
Horário 10:17
 

A UNIÃO QUE SÓ O ESPORTE ALCANÇA


 

Não há nenhum sentido de comparação no que tento dizer. Jogos Pan-Americanos reúnem todo um continente competindo com que o que possuem de melhor nas várias modalidades esportivas. Jogos Abertos do Interior seriam uma disputa esportiva com modalidades limitadas e com número infinitamente inferior de atletas competindo. Assim mesmo e feito este introito é possível imaginar o significado destes e a grandeza daqueles e projetar a igualdade de sentimentos que vive uma cidade que recebe um ou outro.

Para a cidade que está recebendo os Jogos uma Olimpíada não é maior que os Jogos Abertos de uma comuna paulista. É tudo emoção e alegria. O Canadá está recebendo desde o dia 10 os XVII Jogos Pan-Americanos. Uma competição do tamanho do país que a recebe.

O Canadá é um gigante maior do que o Brasil. Só a Rússia o supera em tamanho no planeta. E a cidade escolhida foi a maior desse imenso país. Toronto, que tem em sua área metropolitana cerca de 4 milhões e meio de habitantes na América do Norte só fica atrás em população da imensa Cidade do México e da tão festejada Nova York. Também que o Brasil já recebeu por duas vezes os Jogos Pan-Americanos, pela primeira vez em São Paulo em 1963 e na segunda oportunidade ainda recentemente no Rio de Janeiro em 2007. E já conquistamos muitas medalhas e fomos para o Canadá com o quarto lugar no quadro geral.

Se falamos em Jogos Abertos do Interior é porque o clima de esporte e confraternização nas disputas esportivas é o mesmo. E se Toronto é tão grande para abraçar o continente esportivo a pequena Monte Alto, no interior paulista iniciou um dia uma disputa que congrega o mesmo espírito de fraternidade e confraternização que jogos desse naipe conseguem produzir. O mundo se une e problemas políticos e financeiros como esse imenso da Grécia parecem ser deixados de lado enquanto o esporte impera altaneiro.

A Odepa é o Comité Olímpico dos Jogos Pan-Americanos e, a cada disputa – de quatro em quatro anos –, o progresso nos mesmos é notável. Não apenas nos resultados técnicos, mas na organização em todos os sentidos. É a terceira vez que o Canadá está recebendo os Jogos do Pan e depois de 12 dias do encerramento dos mesmos que está marcado para o próximo dia 26 virão os jogos Parapan –Americanos, feliz iniciativa que permite a pessoas com alguma deficiência física mostrarem seu valor nas competições. Jogos Abertos do Interior, Jogos Pan-Americanos, Olimpíadas, são demonstrações que o esporte é a linguagem universal e podem salvar o mundo.

 

Flávio Araújo, jornalista e radialista prudentino escreve aos domingos neste espaço.
Publicidade

Veja também