Chapa única

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 24/01/2025
Horário 04:12

Articulações bem conduzidas resultaram em inscrição de chapa única para troca de diretoria da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), que deverá ser eleita por aclamação. Portanto, sem a formalidade de votação.

O PROPÓSITO
O prefeito reeleito de Euclides da Cunha Paulista, Nenê Lopes (Republicanos), deverá ser o presidente por dois anos, considerando maio deste ano a maio do ano que vem. Sua candidatura é apresentada com o propósito de fortalecer a entidade municipalista. 

PARA IMPOR
O prefeito disse ao Plantão que a Unipontal precisa impor sua representatividade regional, classificando a região como uma das mais produtivas do Estado; porém, a mais pobre; com jovens indo embora e aposentados chegando de grandes centros. 

LIÇÃO DE CASA
Pretende valer-se da experiência do 1º mandato, com expressivas contribuições estadual e federal que recebeu e atraiu para Euclides os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luiz Marinho (Trabalho), deputados estaduais e federais.

POLÍTICO FORTE
Nenê Lopes é filho de pioneiros de Euclides e nasceu em Prudente por conta de atendimento hospitalar. Aos 37 anos de idade foi reeleito com 78,73% dos votos e sua coligação fez oito dos nove vereadores, o que representa 88,8%.

ELEIÇÃO DIA 5
A chapa inscrita para a eleição na quarta-feira (5) em Pirapozinho conta com representantes de 17 municípios, prefeitos e presidentes de Câmara que são membros efetivos da Unipontal, que envolve 34 municípios, com 68 representantes legais.

SERÁ DE MANHÃ
Será na Câmara Municipal de Vereadores. O edital anuncia a convocação para o período das 8h às 12h. Igualmente exposto na página virtual da Unipontal, o convite fixa o horário das 10h às 12h. 

CIÊNCIAS AGRÁRIAS
O mandato do atual presidente, o ex-prefeito de Prudente, Ed Thomas (MDB), termina no dia 3 de maio, com a posse do novo presidente no dia seguinte. Nenê Lopes é engenheiro agrônomo, formado pela Unoeste em 2010.

TELA QUENTE
Desde a tarde de quarta-feira (22) o cenário político de Prudente tem se apresentado no estilo tela quente, com a possível nomeação do jornalista Fábio Sato, que foi candidato a vice-prefeito pelo Republicanos, como diretor de Comunicação da Câmara.

MARCHA RÉ
A mesa diretora e, em especial, o presidente William Leite (PP) tem sido pressionado a não formalizar a nomeação, por conta de divergências políticas com a atual gestão municipal, inclusive marcada por incursões jurídicas de ambas as partes.

OUTRO FOCO
Os holofotes dos bastidores também caminham por outro foco e o Plantão busca informações sobre denúncia de compra de voto(s) via pix por apoiador ou assessor de candidato a vereador que foi eleito. Parece que o candidato não tinha conhecimento. 

HORA MARCADA
Pupilo de Agripino Lima (1931-2018), o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), segue pontualmente os horários agendados e teria chamado a atenção de três secretários que se atrasaram para recente reunião de secretariado.  

Publicidade

Veja também