Cesar Lima, diretor-geral da Unoeste, recebe título de cidadão de Álvares Machado

Entrega ocorreu em cerimônia realizada na Câmara Municipal na noite de sexta-feira; homenageado reforçou compromisso em fortalecer laços entre universidade e comunidade local

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 20/05/2024
Horário 16:47
Foto: Ector Gervasoni/Unoeste
Câmara Municipal de Machado promoveu sessão em homenagem ao diretor-geral da Apec/Unoeste, Cesar Lima
Câmara Municipal de Machado promoveu sessão em homenagem ao diretor-geral da Apec/Unoeste, Cesar Lima

"Expressiva contribuição geradora de impacto humano de grande alcance social, associada à trajetória de conquistas profissionais nas quais estão incluídas a formação em três cursos superiores e as titulações em mestrado e doutorado" são apontamentos feitos em discurso da presidente da Câmara Municipal de Álvares Machado, Maria Estela Fernandez Martin (PP), na entrega do título de Cidadão Machadense a Augusto Cesar de Oliveira Lima, durante sessão solene na noite de sexta-feira, marcada pela emoção de uma história de vida que se funde aos quase 52 anos da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

A presidente da casa e autora da iniciativa de homenagem aprovada por unanimidade pelos nove vereadores, ao apresentar breve perfil histórico do homenageado, citou o seu nascimento em Garça (SP) e que, na condição de filho dos professores Agripino de Oliveira Lima Filho (1931-2018) e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima (1930-2022), cresceu em ambiente no qual educação e bem-estar comunitário sempre foram prioridades. Pais fundadores da Unoeste, que tem como mantenedora a Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), da qual Cesar Lima é diretor-geral e tem estado à frente da expansão com os campi de Jaú, na região de Bauru, e Guarujá, no litoral paulista.

Transformação e fortalecimento

No pronunciamento da presidente, foram citadas as formações em Odontologia, Direito e Medicina Veterinária e as obtenções dos títulos de mestre doutor em Odontologia no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Araçatuba (SP). A presidente também citou que o filho acompanhou o pai na criação e construção do HU (Hospital Universitário), inaugurado em 1997 e estadualizado em 2009, sendo atualmente o terceiro maior hospital público do Estado de São Paulo.

Outra citação foi sobre homenagens recebidas por Cesar Lima, com destaque aos títulos de Cidadão Prudentino, Cidadão de Jaú e Cidadão de Guarujá (a receber) e detentor da Medalha do Cinquentenário do 18º Batalhão de Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Conforme Estela, "a liderança do homenageado, associada à dedicação e compaixão, tem transformado vidas e fortalecido as comunidades no entorno dos campi da Unoeste", como é o caso de Álvares Machado, onde fica parte do campus 2 – a que abriga o Centro Zootécnico – e todo o campus 3.

Importância paulista e nacional

Para o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), a presidente Estela e os demais vereadores fizeram um ato importante em homenagear Cesar Lima, citando como recentes conquistas da Unoeste os campi de Jaú e Guarujá. O parlamentar afirmou que "a Unoeste é uma instituição respeitada em todo Estado de São Paulo e no Brasil, com importante papel no desenvolvimento".

O prefeito de Álvares Machado, Roger Gasques (PP), enalteceu a iniciativa da presidente Estela por enxergar as histórias da Unoeste e de seu diretor Cesar Lima. Falou de parcerias importantes da administração municipal com a universidade, especialmente na área da saúde, e que sempre tem encontrado as portas abertas ao buscar contribuições para o município.

Prefeito de Presidente Prudente e presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), Ed Thomas (MDB) parabenizou a presidente Estela pela sensibilidade de homenagear Cesar Lima na condição de gestor de instituição de ensino superior "que promove transformações humanas", citando que tudo começou com os professores Agripino e Dona Ana.

Ao questionar "o que seria da região se não fosse a Unoeste", fez viagem no tempo lembrando da longa relação de amizade com o homenageado. Estendeu à saudação à esposa do homenageado, a pedagoga Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima. “O título de cidadão significa gratidão”, pontou o prefeito e presidente da instituição que reúne 33 municípios.

Impacto e sonho de consumo

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Adilson Eduardo Guelfi, disse que Cesar Lima "tem guiado a Unoeste com excelência" e ofereceu dados que colocam em relevância a pesquisa e a extensão na vida dos machadenses. Revelou que, nos últimos cinco anos, foram mais de 90 machadenses que se tornaram especialistas, mestres ou doutores em diferentes áreas do conhecimento. Mesmo período em que, exclusivamente em atividades de extensão, foram atendidas mais de 3,5 mil pessoas, o que representa 12,8% da população de Álvares Machado, que é de 27.255, segundo o censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Número que não contabiliza atendimentos em atividades acadêmicas, como as de atuação de estudantes de cursos da área de saúde na rede municipal de saúde.

Ao dizer que não tem como separar a família Oliveira Lima, do professor Agripino e da Dona Ana, da realidade da região, o pró-reitor acadêmico, José Eduardo Creste, lembrou de conversa com a matriarca do clã, que mostrava um fato e falava dos quatro filhos. Sobre o primogênito Augusto Cesar, dentre as referências, dizia ser um nome forte.

Ao falar da Unoeste como "sonho de consumo de quem quer vencer na vida", enalteceu a atuação de Cesar Lima como "líder a gestor que tem promovido o crescimento da instituição admirada por avaliadores do Ministério da Educação em detalhes como a limpeza e o sorriso nos lábios de todos, da portaria à reitoria". Creste contou que, no perfil do gestor, sobressai a condição de amigo dos cerca de 2 mil funcionários.

Gratidão e compromisso reiterado

Emocionado, Cesar Lima abriu seu discurso agradecendo à presidente Estela e aos demais vereadores, às autoridades, familiares e amigos e classificando o momento como "muito significativo".

“Receber o título de cidadão de Álvares Machado é uma honra que transcende qualquer palavra que eu possa expressar. É um reconhecimento que enche meu coração de orgulho. Este gesto nos enche de alegria e aqui faço referência à minha família”, disse.

Sobre os funcionários, destacou o trabalho e dedicação em promover a continuidade e evolução da "linda missão educacional da Unoeste". “Essa homenagem do título reforça ainda mais o lado de compromisso que temos com esta comunidade tão acolhedora e vibrante de Álvares Machado, município acolhido de braços abertos desde a fundação da Unoeste, em 1972, com a criação da Apec”, afirmou.

Cesar Lima aproveitou a ocasião para reiterar o compromisso com Álvares Machado, com o "empenho permanente em fortalecer os laços entre a universidade e a comunidade local". Ao final de sua fala, prometeu "honrar o título de Cidadão de Álvares Machado e continuar servindo com dedicação a cidade onde atualmente está morando".

Fotos: Ector Gervasoni/Unoeste

Parte dos colaboradores da Unoeste na cerimônia que concedeu título a Cesar Lima

Prefeitos de Prudente e Machado e vereadores com Cesar Lima e a esposa dele, Angelita

Coronel da PM, Luís Nelson Disaró, e capitão Tiago Cezar Felipe Antônio com Cesar Lima e major Edson Torchi

Enio Martins e esposa com homenageado

Jackson Barros e esposa com o homenageado

Luis Carlos Gonçalves da Silva e Silvana com homenageado

Publicidade

Veja também