A Congregação Solene dos 65 anos da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente foi marcada por muita emoção e reconhecimento. O evento desta sexta-feira (3), no teatro no Teatro Paulo Roberto Lisboa, trouxe a todos a memória e a importância da universidade para Presidente Prudente e região.
A mesa principal do evento foi composta pelo reitor da Unesp, professor Dr. Pasqual Barretti; a vice-reitora, professora Dra. Maysa Furlan; pelo pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura (Proec) da Unesp, professor Dr. Raul Borges Guimarães; pelo secretário geral da Unesp, professor Dr. Erivaldo Antonio da Silva; pela direção da FCT, professores Dra. Cristina Baron e Dr. Ricardo Pires de Paula; além do secretário municipal de Cultura, Yuri Reis e da deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL).
Ainda estiverem presentes como convidados de honra, diretores e professores de diversos campi da Unesp no estado de São Paulo, autoridades locais e regionais e os nomes que foram homenageados pelos trabalhos prestados junto a FCT/Unesp.
Três docentes receberam o título de professores eméritos: o professor Dr. Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia; o professor Dr. Homero Marques Gomes, do Departamento de Química e Bioquímica e o professor Dr. José Carlos Silva Camargo Filho, do Departamento de Fisioterapia. O título é atribuído a professores aposentados que tenham alcançado grau eminente no ensino e na pesquisa.
Fotos: Cedidas
Homenagem ao professor doutor Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia
Homenagem ao professor doutor Homero Marques Gomes, do Departamento de Química e Bioquímica
Homenagem ao professor doutor José Carlos Silva Camargo Filho, do Departamento de Fisioterapia
Foi um momento de muita emoção, especialmente nos discursos realizados pelos professores. Antes, porém, o professor Dr. Luis Antonio Barone proferiu o pronunciamento de homenagem e exaltou as contribuições dos eméritos. “Além das individualidades de cada carreira, são docentes de três áreas distintas, mas com denominadores comuns. Um deles é que todos são naturais do interior de São Paulo e se formaram na Unesp ou instituições que viriam a se tornar uma Unesp”.
A diretora da Biblioteca da FCT/Unesp, Micheli Oshima, prestou homenagem na sequência a todos os servidores da FCT e ressaltou que são “homens e mulheres que construíram, constroem e ainda construirão a universidade. A FCT é muito mais que blocos de aulas, bosques e laboratórios. Quem passa pela rua percebe que a FCT é grandiosa, mas nós aqui sabemos que esta riqueza vai além e ela se manifesta em cada um dos nossos amigos servidores a partir do trabalho dedicado em pesquisas, aulas, extensões à comunidade, gestões e serviços administrativos, limpeza, manutenção, reflexões e muito mais”.
Na ocasião, foram homenageados presencialmente a supervisora da Seção de Apoio ao Ensino e Extensão (Staepe), Flora Hideko Sato e o assistente operacional II, José Vicente Ribeiro, representando todos os servidores da unidade. Mara Lúcia Ascenço Dedubiani, servidora da Divisão Técnica Administrativa, que atualmente presta serviços junto à Diretoria Técnica de Informática (DTI), também foi homenageada, mas não pôde estar presente.
Fotos: Cedidas
Homenagem à supervisora da Seção de Apoio ao Ensino e Extensão, Flora Sato
Homenagem ao assistente operacional II, José Vicente Ribeiro
Alunos e ex-alunos também foram lembrados pela atuação junto a FCT. Os coordenadores do Diretório Acadêmico “3 de Maio”, Graziella Lorraine Gomes Rodrigues do Nascimento e Helber Henrique Guedes representaram todos os alunos atuais e Wilson Portela Rodrigues, assessor especial do Deputado Estadual Mauro Bragato, recebeu cumprimentos em nome dos ex-alunos da FCT.
Fotos: Cedidas
Homenagem aos coordenadores do Diretório Acadêmico “3 de Maio”, Graziela Nascimento e Helber Henrique
Wilson Portella Rodrigues, assessor do deputado Mauro Bragato, recebeu cumprimentos em nome dos ex-alunos da FCT/Unesp
Além de placas de reconhecimento, os homenageados receberam uma estatueta em ferro, feita pelo servidor da FCT Unesp, Nelson Cardozo de Oliveira, da Diretoria Técnica de Serviços.
A cerimônia solene foi conduzida por Guilherme Ulhoa, diretor da Divisão Técnica Acadêmica, e animada por apresentações musicais do Duo Vanalli.
Além das homenagens individuais, a FCT/Unesp como um todo foi o personagem mais lembrado em toda cerimônia. A diretora, primeira mulher a ocupar este cargo na FCT, professora Dra. Cristina Baron, destacou em discurso que “São 65 anos de uma bela história, 65 anos de colaboração com o desenvolvimento de Presidente Prudente e região, 65 anos para ter orgulho da FCT”.
Cristina apresentou também a nova identidade visual da FCT Unesp, celebrando as três áreas do conhecimento dos cursos de graduação disponíveis no campus. O projeto foi orientado pela professora Dra. Fernanda Henriques, a Ferdi, diretora da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Unesp, campus de Bauru, e contou com a realização de Guilherme Contini, doutorando em Design, e Bárbara Belini, graduanda em Design.
A diretora ainda expôs algumas conquistas da gestão, entre elas, a retomada de investimentos, a obra da pista de atletismo que em breve vai ser inaugurada e a expectativa para reformas com o plano de investimentos. ‘’Não temos limites de ideias e projetos’’, garantiu.
Como historiador de formação, o vice-diretor da FCT/Unesp, professor Dr. Ricardo Pires de Paula, destacou algumas passagens da universidade em sua história de resistência e compromisso ético político. “Foram tempos difíceis e a resistência da comunidade foi colocada à prova para manter a faculdade em Presidente Prudente. Que a chamada resistência dos nossos antepassados siga nos inspirando em novas lutas e conquistas”.
Neste sentido, a deputada federal pelo PSOL, Sâmia Bomfim, parabenizou toda a comunidade acadêmica pelos 65 anos de história luta e permanência. “Toda essa luta e resistência se faz necessário diante de um país que nem sempre valoriza a ciência e todos que constroem conhecimento para sociedade”.
Tanto o secretário geral da Unesp, professor Dr. Erivaldo Antonio da Silva, quanto o professor Dr. Raul Borges Guimarães, Pró-Reitor de Extensão Universitária e Cultura da Unesp, ressaltaram em seus discursos a presença da universidade junto à comunidade em geral. “O campus de Presidente Prudente é o maior em número de cursos de toda a Unesp e o segundo com o maior número de estudantes. Se pudermos ser transversais e interdisciplinares a FCT será ainda mais forte”, disse o professor Raul.
Já a vice-reitora da Unesp, Dra. Maysa Furlam, lembrou da missão da universidade em formar recursos humanos, “produzindo e estendendo conhecimento para sociedade” e foi acompanhada em sua lembrança pelo reitor da Unesp, professor Dr. Pasqual Barretti, que também destacou a trajetória dos professores eméritos e dos servidores. “Havia luta e esperança de todos nossos valorosos homens e mulheres para que o sonho da criação de uma escola de nível superior em uma cidade interiorana pudesse obter êxito e se consolidar como de fato ocorreu. Que a FCT tenha ainda um presente e um futuro brilhantes”.
(Com Assessoria de Imprensa FCT/Unesp Prudente)
Fotos: Cedidas
Diretores, pró-reitores e professores da Unesp reunidos para Congregação Solene
Ricardo Pires de Paula, vice-diretor da FCT/Unesp, Pasqual Barretti, reitor da Unesp, e Cristina Baron, diretora da FCT/Unesp
Leia mais:
História da FCT é marcada pela dedicação das pessoas
FCT/Unesp realiza solenidade de celebração em homenagem aos 65 anos
FCT/Unesp celebra 65 anos de tradição e excelência educacional
Ensino, pesquisa e extensão formam base da FCT/Unesp
FCT é agente catalisador do progresso regional
FCT/Unesp de Prudente recebe reconhecimento por 65 anos de história