A academia de judô precisou ser reinventada para garantir a continuidade das aulas e manter as crianças ativas, durante a pandemia, explicou o professor de judô, Nelson Morimoto, faixa preta 2º Dan. De março a setembro, as aulas foram paralisadas totalmente, mas depois Morimoto encontrou uma fórmula de oferecer aulas online duas vezes por semana, com foco em posicionamento correto das posturas, exercícios solo e movimentos específicos do judô, o chamado “treinamento de sombra”. Em outros dois dias, o treinamento é presencial, mas individualizado, sem contato físico, seguindo todos os protocolos, na academia dividida em baias para manter o distanciamento necessário. “Crianças estão sendo muito afetadas durante a pandemia, principalmente em seu lado emocional, elas precisam da atividade, da interação com os colegas”, disse o sansei, citando casos de alunos que ganharam 10 kg após seis meses só em casa. Morimoto faz da arte marcial uma ferramenta para manter o otimismo e a disciplina da mente e do corpo nesse período de isolamento social e quarentena, gerados pela pandemia da Covid. “Os pais relatam uma melhora muito grande desde que iniciamos essa programação”, destacou.
Sansei Nelson Morimoto, mestre de judô em Presidente Prudente
BOM DIA
Ao nos aproximarmos do Natal, cabe uma intensa reflexão sobre aquilo que realizamos neste ano e o que não fizemos. É o momento mais oportuno antes de encerrarmos o ano.
CONFIRAM
Multi Itens, maior atacadão de Prudente e região, distribui mais de 20 mil itens em seus 2 mil m² de área útil de atendimento. São produtos nacionais e importados, e agora também presentes de Natal.
MULTAS
Dirigir sem cinto, usando celular e velocidade acima da permitida nas ruas da cidade são as principais contravenções que geraram 70 mil multas, esse ano, no trânsito de Presidente Prudente.
DIÁCONOS
Os três novos diáconos, orgenados sexta-feira pelo bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos durante celebração realizada na Igreja Santa Rita de Cássia, em Presidente Prudente, já sabem onde irão exercer sua função pastoral. O diácono Rafael Moreira Campos fará uso de Ordens na Paróquia São João Batista, na cidade de Pirapozinho; o diácono Rafael Sotorco foi designado para exercer ordens ministeriais na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Vila Maristela, em Presidente Prudente; e o diácono Rodrigo Fernandes do Nascimento irá atuar na Paróquia Sagrada Família, em Presidente Epitácio.
TAPIOCA
Para o pessoal que excluiu o glúten da dieta - por modismo ou necessidade - e não sabe mais o que comer além da tapioca, surge uma iguaria colombiana sem glúten, a Arepa, que pode ser uma alternativa para variar o cardápio. A arepa é feita à base de milho e água e preparada como a tapioca, versátil na hora de rechear. Doce ou salgada, pode ser consumida no café da manhã, ou como acompanhamento do prato principal com algum recheio especial.