O Cetea (Centro Especializado do Espectro Autista de Santo Anastácio), situado nas dependências da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), celebrou um ano de existência neste mês de agosto.
O espaço de atendimento multidisciplinar foi idealizado através de uma parceria firmada entre o prefeito Duca Bonilha (Patriota) e a Apae, que, após várias reuniões com pais e familiares de pessoas diagnosticadas com espectro do autismo, conseguiu implantar no município esses atendimentos especializados, que antes eram realizados em clínicas particulares e na Lumen et Fides de Presidente Prudente.
Segundo a Prefeitura, hoje o Cetea conta com mais diversas especialidades de atendimento, sendo elas: assistente social, psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicomotricista, psicopedagoga, nutricionista, equoterapia e equipe técnica de enfermagem. Com parcerias firmadas também com as cidades de Ribeirão dos Índios e Piquerobi, o centro especializado atende mais de 40 famílias.
Para comemorar o aniversário desta conquista, um café da manhã foi oferecido aos convidados no pátio da Apae. O prefeito Duca Bonilha e a presidente do Fundo Social, Arari Íris Marinelli Bonilha, estiveram presentes e se emocionaram com as apresentações, depoimentos e agradecimentos das mães de crianças atendidas pelo Centrinho.
A secretária municipal de Saúde, Selma Zambelli, também esteve presente no evento. A gestora de relacionamento da Apae, Vanessa Ribeiro Marcílio, agradeceu todos os colaboradores e a administração municipal. “Não temos nem palavras para agradecer o que essa gestão tem feito pela nossa Apae e pelo Cetea. Se o Centro Especializado do Espectro Autista hoje é uma realidade, devemos a essa administração”, declarou.
Na ocasião, a diretoria da Apae apresentou, em maquete e imagens 3D, o novo projeto que será desenvolvido na unidade para atendimento aos autistas, que é o “Jardim Sensorial", um local desenvolvido com os aspectos sensoriais que irão estimular os sentidos (visão, paladar, audição, tato, olfato).
Após a apresentação do que será o “Jardim Sensorial”, o valor para a construção dos canteiros sensoriais foi arrecadado entre os presentes, onde o prefeito, familiares e convidados contribuíram com a idealização de mais esse projeto.
Foto: Cedida
Novo projeto foi apresentado aos convidados