Em continuidade à Campanha de Vacinação Contra a Raiva, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Presidente Prudente entrou na última semana da ação, que vai até o dia 6 de setembro, próxima quinta-feira. De acordo com o órgão, até o balanço feito na quarta-feira 15.942 cães e gatos foram vacinados, o que representa 79,71% da quantidade-alvo prevista, 20 mil animais. Na reta final e com um status considerado “bom” pela pasta, ainda se faz importante o comparecimento dos demais pets que ainda não foram atingidos pela campanha.
Para o gerente e médico veterinário do CCZ, João Henrique de Carvalho Leite, apesar dele entender que até então teve “uma cobertura satisfatória” e acreditar que a meta será atingida, caso a ação continue no mesmo ritmo, é necessário haver consciência dos donos animais. “No começo da campanha tivemos alguns problemas, como por exemplo, o frio e a chuva, que acabam inviabilizando a ida do pessoal até os plantões”, pontua. Sendo assim, nessa reta final, ele deixa claro que não pode deixar de levar os cães e gatos.
E eles poderão ser imunizados, dentro da campanha, até o dia 6 de setembro - véspera de feriado -, um dia a mais do que estava previsto. “A gente percebeu essa necessidade de ter mais um dia, por conta de alguns bairros que estavam com déficit”, explica o médico veterinário. Dentre esses locais, ele cita os bairros Jardim Leonor e o Residencial Terceiro Milênio, que, aliás, receberão mutirão da equipe nesse último dia.
E para os endereços que já receberam os plantões, João Henrique lembra que o CCZ também realiza a imunização ao longo do ano. “Então não tem desculpa. É um procedimento rápido, no máximo 10 minutos, e que ajuda na manutenção do quadro aqui na cidade, que é a não confirmação de casos da doença”, frisa.
Após finalizar a campanha, o CCZ começará, a partir do dia 10, a atender as residências da zona rural de Prudente.
Sintomas
Se a vacinação não ocorre, a chance de contrair a doença é maior. A identificação da patologia pode ser feita através dos sintomas, que, de acordo com o médico veterinário, trata-se de alterações comportamentais, no qual o animal se torna mais agressivo; tem medo de água; se aloja em locais mais escuros e escondidos; entre outros. “Em estágio mais avançado, o bicho não consegue nem se locomover, com o risco de ir a óbito”, ressalta.
Plantões
Até o dia 6 de setembro, as equipes de plantões do CCZ vão percorrer bairros de Prudente com postos de vacinação. Além disso, ao longo de todo o ano, a imunização também pode ser feita na sede do órgão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, localizada na Rua Presidente Castelo Branco, 93, Parque Castelo Branco.
Confira os próximos locais com plantões:
Hoje
Das 9h às 16h, no Parque São Judas Tadeu e Jardim Guanabara;
Amanhã
Das 9h às 16h, no Parque Alvorada e Jardim Planalto;
Segunda-feira
Das 9h às 12h, no Conjunto Habitacional Augusto de Paula e Bairro Novo Oeste;
Das 13h às 16h, no Parque Watal Ishibashi e Bairro Km 18;
Terça-feira
Das 9h às 12h, no Parque das Cerejeiras e Jardim das Rosas;
Das 13h às 16h, no Residencial São Paulo e Jardim Icaray;
Quarta-feira
Das 9h às 16h, no Parque do Povo;
Das 9h às 12h, no Banco da Terra (Estrada Bezerra de Menezes);
Das 9h às 16h, no Parque Higienópolis;
Quinta-feira
Das 9h às 16h, no Jardim Leonor e Residencial Terceiro Milênio.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação