Centro de Triagem da Covid atende mais de 5,3 mil pessoas

Do total, foram realizados 1.373 testes rápidos, sendo 849 somente neste mês, e outras 447 coletas de Swab Nasofaríngeo

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/07/2020
Horário 12:01
Secom -  Neste mês, em 20 dias, o espaço já registrou 2.813 atendimentos
Secom - Neste mês, em 20 dias, o espaço já registrou 2.813 atendimentos

Inaugurado há quase três meses, o Centro Municipal de Triagem da Covid-19 já atendeu uma quantia expressiva de moradores de Presidente Prudente. Segundo balanço, até a segunda-feira desta de semana, foram atendidos 5.352 munícipes.

“É uma quantia expressiva, mas diante do agravamento da pandemia nas últimas semanas era esperado esse aumento”, diz Valmir da Silva Pinto, secretário de Saúde.

O aumento ao qual ele se refere é no mês a mês. Em abril, em apenas quatro dias de funcionamento, o Centro de Triagem atendeu 100 pessoas. Em maio, o número subiu para 654; em junho para 1.785; e neste mês, em 20 dias, o espaço já registrou 2.813 atendimentos.

Do total de atendimentos, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informa que foram realizados 1.373 testes rápidos, sendo 849 somente neste mês, e outras 447 coletas de Swab Nasofaríngeo para envio ao laboratório.

“A necessidade ou não da testagem, inclusive qual o tipo de teste, quem define é o médico após o paciente passar por consulta”, explica o secretário.

Segundo Valmir, a implantação do Centro de Triagem em Prudente foi de suma importância, uma vez que o espaço possibilitou melhor controle e monitoramento mais eficaz da doença.

“Com a abertura, direcionamos os casos para o local e para as UPAs [Unidades de Pronto-Atendimento], o que possibilitou controle e monitoramento. Essa atitude, aliada a outras, tornou Prudente uma das cidades com menor índice de letalidade por Covid-19”, avalia.

O índice citado pelo secretário foi divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo. Segundo estudo, Prudente apresenta 2.39% e, com este percentual, é a sexta cidade com menor índice de letalidade por coronavírus. O documento leva em consideração somente as cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes.

Centro de Covid

Centro de Covid

Centro de Covid

Publicidade

Veja também