Centro de Estudos de Leitura inicia novo ciclo do projeto "Hora do Conto” da Cellij

“Contos de Fada às Avessas" será o tema desenvolvido nos meses de outubro e novembro; escolas podem agendar participação nas atividades que ocorrem no Centro de Estudos de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, às terças e quintas-feiras

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 07/10/2016
Horário 11:36
 

De acordo com Marisa Oliveira Vicente, pedagoga do Cellij (Centro de Estudos de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil) - da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) campus de Presidente Prudente - o projeto "Hora do Conto" entra em um novo ciclo no reino dos "Contos de Fadas às avessas" onde muita coisa está diferente. Mas, uma coisa é certa: a aventura e a diversão estão garantidas. Era uma vez... princesas, príncipes, lobos, fadas, bruxas, dragões, meninos e meninas que viviam em um mundo de pura aventura onde tudo é possível. Os ingredientes do enredo parecem conhecidos, mas os visitantes deste semestre irão se surpreender com o que esses personagens estão aprontando.

Jornal O Imparcial Crianças participam de diferentes experiências com a literatura infantil; atividades ocorrem no Cellij em dois dias da semana, às terças e quintas-feiras

Segundo ela, como nunca é tarde para entrar no mundo da fantasia e da literatura, o bimestre de contação de histórias é voltado diretamente às crianças, e indiretamente aos educadores da educação infantil e do ensino fundamental das redes pública e particular de ensino, bem como das entidades e organizações comunitárias cidade e região. É só agendar!

Marisa comenta que as crianças participam de diferentes experiências com a literatura infantil e com as estratégias de leitura, ao recordarem de antigas histórias e associá-las as novas formas de contos de fadas. Dessa maneira, é dada a elas a oportunidade de compreender melhor a sociedade por meio da tradição oral dos contos de fadas (mesmo sendo às avessas) e de se formarem leitoras de livros e do mundo.

"Esse projeto agrega um grande valor na formação de leitores preparados para ler os livros e compreender o meio que estão inseridos", explica a pedagoga.

 

Quando fazer essa viagem?

As atividades ocorrem no Cellij em dois dias da semana, às terças e quintas-feiras, no período da manhã e da tarde. Os interessados devem marcar horário. A coordenadora do centro é Renata Junqueira de Souza que conta com os trabalhos das orientadoras do projeto, Juliane Francischeti Martins Motoyama e Izabele Dias dos Santos.

Visitando o centro, além de interagir com a sala específica de contação de histórias, os participantes tem a oportunidade de conhecer o acervo de mais de 4 mil títulos de literatura infantil e juvenil da BIP (Biblioteca Infantil de Presidente Prudente) da Unesp. O local é aberto tanto à comunidade escolar quanto à população da região, atendendo nos turnos da manhã, tarde e noite.

"As crianças estão se interessando cada vez mais em pegar um livro para ler. Percebemos que elas se divertem muito! Isso é muito bom e comprova o quanto os diversos projetos e iniciativas de incentivo a leitura surtem resultados", salienta a pedagoga.

No semestre passado o centro trabalhou o tema "Poesias", com Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Sidónio Muralha, Sérgio Passarelli, entre outros. E em setembro "Folclore do Zé Valente", de Ricardo Azevedo, ganhador do Prêmio Jabuti por várias vezes.

 

Poder das narrativas

Docente em Literatura Infantil, Renata Junqueira ressaltou em outra ocasião, publicada neste impresso, que exploram vários temas no projeto onde as crianças participam de diferentes experiências com a Literatura Infantil, entrando em contato com elementos da cultura popular pelas narrativas e têm oportunidade de compreender melhor a sociedade.

Ela destacou que se os livros e os autores não forem apresentados às crianças, elas não os conhecerão... "Há 20 anos na ativa, a intenção do Cellij em todas as atividades é sempre incentivar a leitura. Os saraus literários preparados para os alunos da faculdade com o propósito de que tenham gosto e façam disso um hábito ‘saudável’ e, com as crianças buscando formar leitores, uma vez que estão iniciando na escrita. E mostrar aos pequenos o quanto é gostoso ler e o que a literatura infantil brasileira tem de bom para oferecer a eles", frisou a docente.

 

Serviço

As atividades ocorrem no Cellij às terças e quintas-feira, no período da manhã das 9h às 11h e à tarde das 13h30 às 15h30. As escolas e instituições que tiverem interesse em agendar atendimento podem ligar para o telefone (18) 3229-5836 ou pelo e-mail [email protected].

 
Publicidade

Veja também