O 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), por meio do grupamento de cavalaria, em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), retomou, nesta segunda-feira, as atividades da equoterapia no destacamento de cavalaria na sede da corporação, em Presidente Prudente.
A equoterapia do 8º Baep recebe pacientes encaminhados por meio dos programas de serviços de saúde da região para triagem, avaliação médica e, havendo indicação à reabilitação equestre, inicia-se a elaboração de condutas.
Segundo a corporação, são atendidos, aproximadamente, 20 pacientes por semestre, um total, desde o início do serviço, de 190 pessoas beneficiadas. No programa, os acadêmicos dos cursos de Fonoaudiologia, Psicologia e Fisioterapia da Unoeste executam atividades dentro da sua área de pesquisa e estudos. Além da aproximação com a comunidade, foram desenvolvidos trabalhos apresentados em congressos científicos da área de atuação dos acadêmicos que atuam com os pacientes no programa, tendo a participação de oito estagiários por semestre.
De acordo com o Baep, o serviço é destinado às crianças e jovens com deficiências. A equoterapia é um método terapêutico e educacional com o uso de cavalos, onde, passo a passo, pessoas diagnosticadas com doenças genéticas ou qualquer lesão neurológica podem desenvolver a coordenação psicomotora e estimular o raciocínio. O movimento proporcionado pelo animal faz com que o paciente apresente melhoras em quesitos que refletem em todos os aspectos da vida.
CONFIRA TAMBÉM: