Centro de Emergência Multiagências começa a operar em Prudente

Iniciativa da Polícia Militar e Prefeitura visa oferecer atendimento mais ágil e integrado à população por meio de gestão aprimorada e de compartilhamento de recursos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/04/2025
Horário 17:36
Foto: Iury Greghi/Secom
Trabalho integrado visa oferecer resposta mais rápida a emergências
Trabalho integrado visa oferecer resposta mais rápida a emergências

Ocorreu nesta terça-feira, na sede do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), em Presidente Prudente, o início das operações do Centro de Emergência Multiagências. Resultado de uma parceria entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Prefeitura, o centro foi instituído com o objetivo de oferecer um atendimento mais ágil, integrado e eficaz à população, por meio de uma gestão aprimorada e do compartilhamento de recursos.

O serviço será composto por um grupo especializado no atendimento a diversos tipos de ocorrências: Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do serviço de recolhimento de animais da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), Visa (Vigilância Sanitária) e VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), além do Corpo de Bombeiros e o Same (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência).

A Câmara Municipal e a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) também estão envolvidas na iniciativa.

Na sede do batalhão, além dos policiais militares que já integram a estrutura do Copom, um servidor de cada órgão municipal participante da ação passará a integrar a equipe, com o objetivo de garantir a resposta e a iniciativa de maneira rápida diante de ocorrências emergenciais.

De acordo com o vice-prefeito, José Osanam Albuquerque Júnior (PL), quem ganha com esse serviço é a população. "Era uma ideia que vinha sendo construída em conjunto, entre a polícia e o município de Prudente, e que a partir de agora vamos colocar em prática e entregar para o cidadão um serviço que fará a diferença. Mais ágil, mais eficiente e mais econômico", explicou Osanam.

O tenente Anderson Garrido, da Polícia Militar, ressalta que não é possível transferir para a população a responsabilidade de conhecer os números e saber as diferenças entre eles, portanto, todos que ligarem 190, 192 ou 193 e que estiverem precisando de socorro serão atendidos. "Ao invés do serviço devolver a responsabilidade para o cidadão de precisar ligar em outro número, a equipe do Centro de Emergência Multiagências vai anotar os dados e encaminhar para o setor especializado. Para a Polícia Militar, o tempo de resposta corresponde à vida", apontou Anderson.

Cabe lembrar que o 190 (Polícia Militar) é para situações de urgência que envolvam crime, violência ou necessidade de intervenção policial. O 192 (Same) é para emergências médicas, como infartos, acidentes graves e problemas de saúde súbitos. O 193 (Corpo de Bombeiros) é para situações como incêndios, resgates, afogamentos e acidentes com materiais perigosos.

Publicidade

Veja também