Envelhecer de forma saudável e com autonomia. Esta foi a mensagem transmitida pelo grupo da Terceira Idade que faz parte do CCA (Centro de Convivência Athia) durante o desfile em comemoração ao aniversário de 107 anos de fundação de Presidente Prudente, celebrado no último sábado.
Mantido pelo Grupo Athia, a empresa mais antiga em atividade na cidade, o CCA atende em torno de 150 pessoas com idades acima dos 60 anos. É o caso do Antônio Francisco das Neves, 76 anos, que realiza atividades físicas, culturais e de integração social há dois anos no projeto e, pela segunda vez, desfilou no aniversário de Prudente. "Foi gostoso. O desfile foi muito bem organizado, com mais bandas e pessoas este ano. Se pudesse voltar e começar de novo, eu faria a mesma coisa; e com alegria", detalha.
Há um ano, Odete Caloni Yamashiro, 81 anos, tornou-se cadeirante. Porém, as limitações físicas não foram obstáculo para que ela pudesse desfilar pela primeira vez. "Foi a primeira vez e eu gostei muito, foi muito emocionante. Confesso que eu não iria por causa de ser cadeirante. Mas, a hora que eu vi as pessoas participando decidi fazer parte também. E fiquei muito feliz de ter participado. Não me cansei nada. O que a gente faz com gosto, não cansa", relata.
Desde 2015, ela realiza atividades físicas, culturais e de integração social no CCA. "As atividades que fazemos no Centro de Convivência foram muito importantes para o desfile. Desde junho do ano passado, não posso andar. Mas, os exercícios me ajudam a ter força nos braços. Sempre participei do CCA, e decidi continuar", frisa.
Primeiro projeto privado para idosos da região, o CCA tem atividades físicas, esportivas, culturais e de lazer. São aulas de ginástica, ioga e canto coral – com professores especializados –, além de confraternizações e participação em atividades externas, como caminhadas, gincanas, palestras e eventos da comunidade.
"A participação do grupo foi muito boa. Todo ano, marcamos presença para dar visibilidade a essa ação que promove o bem-estar de todos os envolvidos no CCA. Eles são muito empenhados e abraçam tudo o que propomos, como ocorre nas aulas. A aptidão física deles é melhor do que muitos jovens, não falta disposição", avalia Guilherme Martins Hernandes, educador físico do CCA.
Além do grupo da Terceira Idade, o desfile contou com dezenas de colaboradores que reforçaram a atuação do Grupo Athia junto à comunidade. Eles representaram os 136 funcionários diretos e 80 indiretos, além de 600 parceiros na área de saúde e bem-estar.
Entre eles, Alan Felix, do setor funeral, que resgatou lembranças da infância ao desfilar pela Avenida 14 de Setembro. "Para mim, foi muita emoção participar desse grande momento. Estou há 14 anos na empresa e foi a primeira vez que desfilei. Foi legal trazer para o público um procedimento diferenciado, de acolhimento", fala.
"Tinha participado de um desfile quando eu era criança. E essa experiência resgatou um pouco aquela lembrança do passado, da época de infância. Deu até vontade de chorar de poder ter esse momento com o público. Conheço muita gente na rua e ser aplaudido quando passei pelo desfile é muito legal", finaliza.
Cedidas
Pela segunda vez, Antônio Francisco das Neves, 76 anos, desfilou no aniversário da cidade
Odete Caloni Yamashiro acompanhada do educador físico, Guilherme Hernandes