Centro de apoio a pacientes com dengue registra média de 171 atendimentos por dia

Unidade instalada no Cohabão oferece serviços como hemograma e hidratação endovenosa para sintomáticos encaminhados por postos de saúde

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/03/2025
Horário 18:32
Foto: João Sousa
Com duas semanas, unidade de apoio à dengue no Cohabão soma 2.735 atendimentos
Com duas semanas, unidade de apoio à dengue no Cohabão soma 2.735 atendimentos

O Centro de Apoio à Dengue do Tipo B, no Cohabão, completou duas semanas nesta segunda-feira. Conforme os dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), até o momento foram realizados 2.735 atendimentos. Os pacientes são encaminhados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família). No balanço divulgado pela pasta, foram considerados 16 dias, entre 24 de fevereiro e 11 de março de 2025, resultando em uma média diária de 171 atendimentos.

Criado para atender casos que necessitam de hemograma e hidratação endovenosa, que são os sintomáticos de dengue tipo B, o local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Os pacientes com dengue tipo A continuam sendo atendidos nas UBSs e ESFs. Já os casos mais graves, com sinais de alerta, como dor abdominal intensa, prostração, sangramentos ou confusão mental, devem procurar atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Ações de combate

A Sesau aponta que realiza uma série de ações para o combate e controle da dengue no município. Em relação aos imóveis trabalhados em atividades de campo, foram contabilizadas 35.322 ações, entre visitas casa a casa pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) e ESFs, BCC (bloqueio e controle de criadouros), atendimentos a demandas e reclamações, visitas a pontos estratégicos, ADL (avaliação de densidade larvária) e arrastões.

O município também realizou a nebulização em 949 imóveis, sendo 331 em janeiro e 618 em fevereiro.

Ainda neste ano, a Prefeitura promoveu seis arrastões, quando foram visitadas 6.947 residências. Durante essas ações, foram encontrados 5.234 imóveis fechados.

Bairros percorridos em Prudente

- Parque Cedral/Monte Alto: 18 de janeiro, com 1.004 imóveis trabalhados e 744 fechados;

- Cohab/Santa Paula/Cecap: 25 de janeiro, com 1.256 imóveis trabalhados e 810 fechados;

- Ana Jacinta: 01 de fevereiro, com 616 imóveis trabalhados e 413 fechados;

- Mário Amato/Jardim Prudentino: 01 de fevereiro, com 1.524 imóveis trabalhados e 1.197 fechados;

- Jardim Itapura/Vila Furquim: 15 de fevereiro, com 1.538 imóveis trabalhados e 1.128 fechados;

- Brasil Novo/Cremonezi: 17 de fevereiro, com 1.009 imóveis trabalhados e 942 fechados.

Publicidade

Veja também