O ator e diretor Vicentini Gomez começa a rodar cenas do filme que marcaram o início do povoamento, desde antes da chegada do Coronel Goulart e seus agregados para a construção do primeiro rancho. Trata-se do longa-metragem "Histórias e Estórias – cem anos – Presidente Prudente". Cidades como Porto Feliz, Cabreúva e Itu oferecem uma bela paisagem para estes cenários remotos e momentos significativos da trajetória dos desbravadores e dos que construíram a história da cidade, que, com o olhar experiente do diretor, favorecem a compreensão do processo histórico que levou o modesto povoado criado em torno de uma estação ferroviária ao status atual de capital do oeste paulista.
Elenco do longa do centenário se reúne para falar sobre as gravações e ler o roteiro
A produção reuniu um elenco de grandes nomes da televisão e do teatro brasileiro que representarão com propriedade os personagens selecionados em momentos marcantes da história, como: Antonio Petrin (Coronel Goulart); Carlo Briani (Coronel Marcondes); Gésio Amadeu (Antonio Serafim); Eduardo Acaiabe (Ceará); Genézio de Barros (João do Mato); Barbara Bruno (Isabel Goulart); Cleo Ventura (Mariquinha Cunha); Carlos Meceni (Resto de Onça); Maximiliana Reis (Mariana de Matos); Vanessa Carvalho (Sibila); Marcelo Galdino (Francisco Witaker), Denilson Bigete (Timothenco Webhi) e mais duas centenas de artistas estarão participando desta etapa das filmagens, que ocorrem até 23 de dezembro.
Em janeiro será a vez da próxima outra etapa, com elenco ainda a ser confirmado, mas mesclando atores de renome com atores de Presidente Prudente que participaram da oficina ministrada por Vicentini em outubro.
"O filme será rico em imagens e informações que asseguram uma visão abrangente do processo que resultou na cidade centenária, desde as suas origens aos dias atuais. A linguagem contemporânea, a exploração de recursos de 3D e computação gráfica garantem um produto dinâmico. Por outro lado, ao mobilizar atores renomados da TV e cinema nacionais para representar os principais personagens históricos locais, o filme não apenas sensibilizará amplas camadas da população, como também será valioso instrumento de valorização da história de Presidente Prudente", frisa.
Antes do início das filmagens, parte do elenco participou da leitura do roteiro.
Versão da história
De acordo com Vicentini, a escolha de um conjunto de fontes para o estudo da história permite uma visão totalmente fragmentada do passado. "Ao fazer a conexão destes fragmentos, que são os indícios, o roteirista constrói uma narrativa com a perspectiva de trazer à tona uma articulação coerente destas pequenas partes", explica.
Este filme contará uma história. A história que a equipe de pesquisadores em parceria com o roteirista Vicentini Gomez escolheu para mostrar no filme. "Muitas outras histórias e estórias estão ai por contar. Cabe a quem se dispor, escolher os fatos com ciência, fundamento e interesse", diz.