Os cemitérios municipais Campal e São João Batista, em Presidente Prudente, estão desde o dia 23 de março fechados para visitas, e assim seguirão neste Dia das Mães, quando as unidades não devem abrir as portar para as homenagens na data comemorativa. A informação foi divulgada ontem pela Prefeitura, que reiterou o compromisso de adotar medidas que evitem aglomerações de pessoas devido à pandemia da Covid-19 e o cumprimento do decreto estadual que regulamenta a quarentena.
Conforme o coordenador dos dois cemitérios de Prudente, Carlos Alberto de Lima, o sacrifício é necessário, visto que a cidade ainda conta com um isolamento social na casa dos 40% - com dados atualizados diariamente por um monitoramento do Estado -, sendo que o ideal é de ao menos 70%. “Eu, por exemplo, estou triste demais, pois perdi minha mãe em fevereiro deste ano e este será o primeiro Dia das Mães sem ela, e sem poder prestar uma homenagem na data”, aponta. O fechamento dos portões segue também na véspera do dia festivo.
PARA EVITAR
AGLOMERAÇÕES
Segundo a Prefeitura, a ação tem como objetivo evitar a transmissão da Covid-19 devido às aglomerações com mais de 10 mil pessoas, número estimado daqueles que compareceriam às missas e visitas, tendo em vista que mais de 80% dos visitantes pertence ao grupo de risco, composto por idosos. Os cemitérios municipais estão fechados conforme Decreto Municipal 30.747, sendo abertos apenas para a realização de sepultamentos.
Conforme Carlos, no entanto, os dois cemitérios permitem, em enterros, a entrada de apenas 10 pessoas por cerimônia, além de dizer que ambos passam por higienização constantemente, sempre após o sepultamento de casos suspeitos da Covid-19, para segurança de munícipes e funcionários.