CEL da EE Monsenhor Sarrion recebe inscrições até dia 21

São cerca de 200 vagas para o aprendizado de cinco línguas: espanhol, inglês, francês, italiano e japonês

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 14/01/2022
Horário 08:15
Foto: Cedida/EE Monsenhor Sarrion
EE Monsenhor Sarrion recebe projeto desde 1999
EE Monsenhor Sarrion recebe projeto desde 1999

O CEL (Centro de Estudos de Línguas) da Escola Estadual Monsenhor Sarrion, na Vila Roberto, em Presidente Prudente, está com matrículas abertas. As inscrições estão abertas desde de dezembro do ano passado e seguem até o dia 21 deste mês. As aulas são gratuitas e destinadas a estudantes, a partir do 7º ano do ensino fundamental, da rede pública estadual de ensino, Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e escolas municipais conveniadas de toda região. “Recebemos alunos de Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Pirapozinho e Regente Feijó”, indica a diretora da escola, Maria Solange Caravina. 
Cinco cursos de idiomas são oferecidos aos alunos: espanhol, inglês, francês, italiano e japonês. É o que explica Maria Solange. “Para cada idioma reservamos uma sala com a capacidade de 35 alunos. Para espanhol e inglês disponibilizamos mais de uma sala, porque a demanda é maior. Então, temos cerca de 200 vagas disponíveis”, relata a diretora. Ela completa que as aulas de inglês são destinadas apenas a estudantes do ensino médio e ao final dos cursos há a entrega de certificados.  
“São quatro aulas semanais, normalmente, concentradas no mesmo dia. O aluno faz o contraturno da escola regular. Por exemplo, se ele estuda de manhã, as aulas do curso de línguas ocorrem à tarde. Temos muitos alunos que trabalham durante a semana, é o caso dos que frequentam a EJA (Educação de Jovens e Adultos), para estes as aulas são aos sábados”, explica a diretora Maria Solange Caravina. 
A professora de espanhol do CEL, Luzilei Quirino de Oliveira, que leciona há 20 anos no centro, fala sobre a robustez do projeto. “O curso do centro de línguas é bem completo, são três anos nos cursos de espanhol, francês, italiano e japonês, o que equivale a 480 horas, praticamente um curso de licenciatura, inclusive dá direito aos alunos formados de atuar na rede estadual, no próprio centro de línguas, se o aluno tiver um curso superior”, relata Luzilei. Conforme indica a docente, o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes passa pelo desenvolvimento da oralidade, compreensão auditiva e da escrita. “São quatro aulas semanais, trabalhamos com diferentes habilidades no idioma, o aluno terá contato com diversos materiais e também terá contato com a cultura dos países onde se fala o idioma que estuda”, pontua. 

SERVIÇO
Para realização da matrícula, o estudante deve ir até a Escola Estadual Monsenhor Sarrion, na Rua Marcondes Filho, 93, na Vila Roberto, e levar uma cópia da certidão de nascimento, do RG (Registro Geral) e, também, uma cópia do atestado de matrícula da escola que frequenta. O local está aberto das 8h às 16h. Para mais informações, basta ligar no telefone (18) 3223-4898. A Escola Estadual Monsenhor Sarrion recebe o projeto estadual do Centro de Estudos de Línguas desde 1999. 

Publicidade

Veja também